Apresentação

Prezados colegas,  egressos da FAME,

A marca que uma instituição deixa em nossas vidas não é conseqüência somente daquilo que nos é oferecido, e sim da interação entre as partes, ou seja, depende também da forma como enxergamos e incorporamos a visão e missão institucional.

Os anos se passaram e a FAME sempre esteve presente de forma permanente na minha vida profissional, pois  o ensino ético, humanístico, social e científico sempre fez parte da filosofia da Faculdade.

Os ensinamentos me conduziram para o apaixonante caminho da saúde pública, que iniciei como coordenador do serviço de obstetrícia da Santa Casa de Barbacena, hoje referência macrorregional para gestantes de alto risco. O aprendizado dos conceitos de espírito, de corpo e ética profissional me projetaram definitivamente nas instituições de classe, de modo a ocupar funções junto aos Conselhos e Diretorias das: Associação Médica, Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais e das Cooperativas Unimed e Unicred. Finalmente, seguindo os passos de alguns professores e sempre idealizando uma formação médica cada vez melhor, meu envolvimento acadêmico aconteceu de forma natural ao longo dos anos como docente desta Faculdade e culminou com este importante momento na minha vida profissional, ao ser o primeiro egresso desta escola a ocupar o cargo de Diretor.

Desta forma, gostaria de convocar os egressos da Faculdade de Medicina, hoje profissionais que com certeza constroem a nossa história em Minas Gerais e no Brasil, para participarem deste momento, enviando mensagens e notícias de suas vidas para que a Sociedade, de um modo geral, tenha conhecimento daquilo que fomos, somos e seremos.

Um forte abraço a todos
Marco Aurélio Bernardes de Carvalho

POLÍTICA INSTITUCIONAL DE ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS

O acompanhamento de Egressos da FAME se realiza através do contato formal que a Faculdade tem com grande parte destes, possibilitando-lhes a inserção em eventos institucionais como palestras, seminários, jornadas acadêmicas, exercício de atividades laborais e encontros de turmas. Ressalta-se a importância da participação dos mesmos no processo de avaliação interna da Faculdade e, ainda, o enquadramento de muitos como professores da Instituição.

 É política atual da Instituição em relação aos egressos:

  • avaliar o desempenho da FAME, por meio de acompanhamento do desenvolvimento profissional dos ex-alunos;
  • manter registros atualizados de alunos egressos;
  • contar com a participação dos mesmos nos projetos de alterações curriculares;
  • abrir espaço para contratação profissional;
  • oportunizar momentos em eventos como conferencistas;
  • disponibilizar, em seu site, no Portal do Egresso, um formulário denominado “Cadastro de Egressos da FAME”, no qual é solicitado o preenchimento de informações diversas e de contato;
  • promover intercâmbio entre ex-alunos;
  • oportunizar depoimentos de egressos na Revista Institucional FAME;
  • promover  encontros de ex-alunos;
  • manter contínuo acompanhamento do Egresso através do Portal do Egresso;
  • convidar egressos para participarem das mesas-redondas do Projeto de Extensão “Medical Journey: o caminho das conquistas”, Projeto este implementado em 2021 para, entre outros objetivos, possibilitar maior contato com egressos da Faculdade.

Configura-se como política futura da Instituição as seguintes metas:

  • ampliar a promoção de atividades complementares, de cunho técnico-profissional, como complemento à sua formação prática;
  • condecorar egressos que se destacam nas atividades profissionais;
  • divulgar permanentemente a inserção dos alunos formados no mercado de trabalho;
  • criar a associação dos ex-alunos da FAME.

Através da política de acompanhamento ao egresso é possível construir indicadores a partir das informações obtidas, e com isso saber com efetividade a qualidade do curso que a Instituição oferece e como o mesmo refletiu e reflete no mercado e na sociedade com a atuação de seus ex-alunos. São indicadores que medem a necessidade de aperfeiçoamento do curso em todos os seus âmbitos, em que é possível analisar, avaliar e pesquisar acerca de novas demandas profissionais na qual a Instituição de Ensino Superior – IES está inserida.

O contato com os Egressos, além do Portal, é feito através de e-mails, redes sociais e solicitação de participação em processo de Autoavaliação Institucional – CPA e até mesmo via telefone. Com a disponibilização do Portal dos Egressos e também por meio das redes sociais, a política de acompanhamento ao Egresso se intensificou.

A “Revista Institucional FAME” é outro produto destinado aos Egressos, que manifestam sobre suas trajetórias na época em que eram estudantes na Faculdade e relatam sobre suas evoluções na vida profissional. Há que se destacar, também, os Encontros de Egressos promovidos na IES que se configuram como momentos de lembranças e como trocas de experiências na carreira médica e acadêmica, que muito contribuem para a constante evolução institucional, o que faz da Faculdade de Medicina de Barbacena – FAME uma Escola Médica de destaque no cenário brasileiro. Além disto, os Egressos também participam de atividades acadêmico-pedagógicas da Faculdade, como palestrantes, em jornadas acadêmicas e eventos de aprimoramento pedagógico.

            O Jornal Institucional online “FAME em Foco”, o site, o Instagram e Facebook sempre noticiam as conquistas dos seus ex-alunos.

     O Egresso torna-se também um ex-aluno associado à Biblioteca da IES, podendo utilizar os espaços da Faculdade para reuniões, eventos, encontros de turma e outros. Muitos destes ministram palestras e workshops nos Congressos Médicos da Faculdade contribuindo de forma relevante para o aprendizado dos discentes. Além disto, participam do Projeto de Extensão “Medical Journey: o Caminho das Conquistas”, juntamente com outros profissionais, promovendo discussões de temas de Educação e Saúde, Gestão de Carreira Médica e outros conforme as demandas do momento.

     Do ano 2012 até os dias atuais, a FAME mantém contato formal contínuo com seus Egressos para, além de conhecer suas jornadas acadêmicas e profissionais atuais que serão divulgadas nos veículos de comunicação institucionais, lhes informar sobre os encontros de turmas propostos conforme calendário específico.

     Em formulários de pesquisa disponibilizados no Portal, 90% dos Egressos reconheceram que o curso da Faculdade de Medicina de Barbacena foi ótimo; 100% consideraram que as disciplinas da área básica (hoje 1º, 2º e 3º períodos) foram relevantes na formação profissional; 80% cursaram ou estavam cursando residência médica credenciada; 90% mencionaram que participavam regularmente de congressos/simpósios/cursos e similares; 70% confirmaram frequência nas leituras de revistas científicas impressas e/ou online; 50% haviam publicado artigos de revistas ou participado como coautores/autores de capítulos de livros dentro da área médica; 60% não lecionavam, mas manifestaram tal desejo.

     Todos demonstraram, em seus depoimentos, um grande carinho pela FAME e saudades do tempo em que na Instituição permaneceram (dos colegas, professores, funcionários).  Isso demonstra um bom nível de satisfação dos ex-alunos em sua maioria, e, ainda, maior satisfação da Faculdade por acolher os Egressos que hoje se tornaram profissionais aptos e de relevância no cenário brasileiro.

            Para o 2º semestre de 2022, a FAME planejou novo encontro convidando seis turmas de ex-alunos para retornarem à Faculdade num evento que contará com grande organização. Além disto, promoverá mais uma edição da Revista Institucional FAME que apresentará, entre outras informações institucionais, novos relatos de egressos. Neste mesmo ano, a CPA estabeleceu Pesquisa Institucional disponibilizando-a a seus ex-alunos, a fim de obter informações sobre os mesmos e sobre suas percepções em relação aos trabalhos desenvolvidos pela Instituição de Ensino. Os resultados dessas Pesquisas são instrumentos de avaliação institucional muito importantes para o desenvolvimento de ações de melhoria contínua no curso da FAME. E diante de considerações e sugestões pelos egressos em algumas Pesquisas, foi é possível comprovar como a FAME já evoluiu em muitos aspectos e está inovando a cada dia ações para o aprimoramento de seu curso.

A FAME se orgulha em ter na composição de seu corpo docente vários ex-alunos, especialistas em diversas áreas (mestres e doutores). Em Barbacena e região há egressos da FAME atuando como diretores/coordenadores de importantes instituições.

Ação exitosa e inovadora na Política de Acompanhamento dos Egressos: Projeto implementado em 2021, “Medical Journey: o caminho das conquistas”, para, entre outros objetivos, possibilitar maior contato com egressos da Faculdade e possibilitar a discussão de temas relevantes da saúde, da contemporaneidade, da gestão e carreira médica. O “Medical Journey” possibilita uma interação expressiva entre Egressos, Professores do Curso e Comunidade Acadêmica, estendendo conhecimentos e troca de experiências à sociedade civil, pois é aberto ao público a transmissão dos encontros em tempo real.

– Atividades do Projeto de Extensão Medical Journey articuladas com a Política de Acompanhamento dos Egressos da FAME: participação de Egressos, Professores e Acadêmicos da FAME nas mesas-redondas virtuais disponíveis para a comunidade acadêmica e população externa, pela Plataforma YouTube.

– Assuntos abordados: Imunoterapia; Choque séptico em Pediatria; Desafios no tratamento de hidrocefalia na população infantil; Câncer de mama; Um breve relato da Ultrassonografia e seu emprego na Obstetrícia; Pediatria na Educação Médica; Medicina do exercício e do esporte; Câncer de próstata; Tumor cerebral; Gestão Médica; Cirurgia Pediátrica Geral;  Câncer colorretal; Avanços no tratamento de hipertensão; Desafios da Perícia Psiquiátrica Forense em um hospital de custódia; Desafios no tratamento ambulatorial de Diabetes Melittus II; Lúpus Eritematoso Sistêmico: do diagnóstico clínico ao manejo.

EGRESSOS

A

95%

Consideram que o Curso de Medicina da FAME tem conceito “ótimo”.

B

100%

Consideraram que as disciplinas da área básica (considerando-se: matriz curricular, carga horária e corpo docente) foram de grande relevância para a formação profissional.

C

90%

Cursaram Residência Médica Credenciada .

D

90%

Participam regularmente de congressos, simpósios e similares.

E

70%

Confirmaram frequência em leituras de revistas científicas impressas e/ou online.

F

90%

Publicaram artigos em revistas e/ou participaram como autores/coautores de capítulos de livros, dentro da área de atuação.

G

60%

Não lecionam, mas manifestaram tal desejo.

H

98%

Indicariam o Curso de medicina da FAME a amigos e parentes.

I

47%

Participaram de eventos na FAME (congressos/simpósios/workshop/palestras).
*Mais de 350 Egressos responderam questionário Via Portal.
Porcentagem baseada no número de questionários respondidos até a data atual.

Profissional detentor do conhecimento básico das diversas especialidades, sendo capaz de:

    • diagnosticar e resolver os problemas clínicos prevalentes nas áreas de clinica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia;
    • realizar com segurança o primeiro atendimento em urgências e emergências;
    • entender seu paciente dentro de seu contexto social e familiar adotando sempre uma postura ética e senso critico na análise das evidências do diagnóstico, buscando novos métodos diagnósticos e terapêuticas;
    • conhecer os sistemas de saúde do país, sendo capaz de sugerir medidas eficazes para o seu aperfeiçoamento e  lutar por melhores condições de trabalho e de saúde para a população;
    • oferecer um ensino focado no aluno e no atendimento ambulatorial, complementado com atendimento hospitalar para acompanhamento de pacientes internados, quando possível;
    • manter as oportunidades de atendimento de urgências e internatos hospitalares;
    • manter um currículo voltado para a formação de profissionais com uma visão geral, garantindo portanto,  carga horária teórica mínima;
    • oportunizar a utilização de ações pedagógicas adequadas para complementação de conteúdo e conhecimento das especialidades;
    • estimular o aluno à busca do conhecimento e de sua análise crítica, como forma de atualização permanente;
    • inserir o aluno na comunidade e no sistema de saúde, em todos os níveis: programas de medicina de saúde, ações comunitárias e atendimento ambulatorial;
    • oferecer disciplinas e estágios opcionais.

O perfil do profissional deve contemplar os seguintes aspectos:

    • Postura ética, visão humanística, senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania;
    • Orientação para a proteção, promoção da saúde e prevenção das doenças; capacidade de compreensão, integração e aplicação dos conhecimentos básicos na prática profissional;
    • Orientação para atuar em todos os níveis de atenção e resolver com qualidade os problemas prevalentes de saúde;
    • Capacidade para o primeiro atendimento das urgências e emergências;
    • Capacidade para comunicar-se e lidar com os múltiplos aspectos da relação médico-paciente;
    • Capacidade de aprendizagem contínua durante toda a vida profissional e de auditoria do próprio desempenho;
    • Capacidade de atuação e eventual liderança na equipe de saúde;
    • Lidar com a diversidade de comportamentos, crenças e ideias, reconhecendo o direito dos pacientes;
    • Interpretar, intervir e contribuir para a transformação de realidade social na perspectiva das funções médicas;
    • Demonstrar raciocínio crítico e capacidade para transferir conhecimentos teóricos para a prática médica, na interpretação dos dados, na identificação da natureza e na resolução dos problemas;
    • Otimizar o uso dos recursos propedêuticos, valorizando o método clínico em todos os seus aspectos;
    • Manter um compromisso com a qualidade do atendimento, reconhecendo as limitações do conhecimento e o dever de atualização da competência.

Retorno aos Egressos

Pesquisa Institucional
  A equipe acadêmico-pedagógica e administrativa da FAME/FUNJOBE, juntamente com os integrantes da Comissão Própria de Avaliação desta Faculdade – CPA/FAME/FUNJOBE, vem lhes apresentar algumas considerações em relação às opiniões/sugestões emitidas pelos senhores em formulário de pesquisa institucional, disponibilizado no 2° semestre/2013 na página da CPA, aproveitando a oportunidade para lhes agradecer pela participação e retorno que, certamente, contribuirão para a efetivação de nossos trabalhos institucionais e maior evolução dos mesmos. Agradece também àqueles que se cadastraram no Portal do Egresso.

Mensagens dos Egressos

Dr. Francisco Muniz Neto (fonte: Revista FAME 45 anos)

Só tenho a dizer que foi maravilhoso ter me formado na Faculdade de Medicina de Barbacena. Aqui me casei, tive meus filhos, segui minha carreira e jamais deixarei de ser grato, pois aqui em Barbacena fui e sou muito feliz

Dra. Eliane Grossi de Oliveira (fonte: Revista FAME 45 anos)

O legado de nossa turma foi a amizade, a simplicidade, o amor à medicina, a seriedade, o compromisso com o próximo e a máxima responsabilidade com a vida do outro. Obrigada aos idealizadores da FAME por sua existência. Obrigada aos professores que nos ensinaram com amor o que sabiam, obrigada às nossas famílias que nos apoiaram e continuam apoiando nesta sacerdotal e belíssima profissão.

Dr. Nivaldo Hartung Toppa (fonte: Revista FAME 45 anos)

O tempo de faculdade nos remete a muitas recordações. Recordações de um trabalho árduo nos estudos, do convívio com os colegas e com os moradores da pequena Barbacena, que nos adotaram como cidadãos e participaram ativamente no crescimento da Faculdade. Agradeço a todos da FAME que nos auxiliaram nossa formação.

Dr. Nivaldo de Paiva Brandão (fonte: Revista FAME 45 anos)

Tive a honra de lecionar nesta Faculdade por 17 anos, que me proporcionou experiências inigualáveis e memórias marcantes que me moldaram como profissional e pessoa. Tenho três filhos, sendo que todos eles para minha alegria, passaram pelas mesmas cadeiras e salas em que eu passei há 35 anos atrás, obtendo uma formação digna de prestar bons serviços à população. OBRIGADO FAME por existir, pois seus egressos, prestaram e prestam serviço de qualidade no setor de saúde deste nosso querido pais

Dr. Marco Aurélio B. de Carvalho (fonte: Revista FAME 45 anos)

Sempre me orgulho muito de ser um profissional oriundo de uma escola com marca do professor Bogliolo e sua equipe, do professor Fatini e sua equipe e muitos outros mestres que nos ensinaram a arte de abraçar a profissão como se fosse parte do nosso corpo e de nossa alma.

Dr. Carlos Henique G. de Carvalho (fonte: Revista FAME 45 anos)

Minha turma iniciou o curso de Medicina em março de 1985 e colou grau em 01 de dezembro de 1990. Não posso deixar de destacar o esforço de nossos professores em nos transmitir o melhor do conhecimento técnico e ético; preocupados sempre em formar profissionais da forma mais completa possível. Tive grandes professores desde o ciclo básico até a área clínica, muitos tornando-se referência em nossa formação.

Dr. Luis Fernando A. de Carvalho (fonte: Revista FAME 45 anos)

Grandes saudades e a eterna gratidão pelos anos que passamos na querida FAME, onde aprendemos muito além da medicina.

Dr. José Dayrell de Lima Andrade (fonte: Revista FAME 45 anos)

Somos FAME com orgulho.

Drª. Mônica Cristina G. da Silva (fonte: Revista FAME 45 anos)

Só tenho a agradecer à Faculdade de Medicina de Barbacena por ter me possibilitado chegar até aqui.

Drª. Aida Aguilar Nunes (fonte: Revista FAME 45 anos)

Desejo que muitas outras vidas sejam transformadas pela FAME.

Dr. Ricardo Turatti Miranda (fonte: Revista FAME 45 anos)

Parabéns à FAME/FUNJOB por sua dedicação e compromisso com a formação de seus alunos.

Drª. Paula Balbino Daibert  (fonte: Revista FAME 45 anos)

Tenho saudade e um grande carinho pelo tempo vivido na Faculdade de Medicina de Barbacena. Por muitos anos, foi a minha casa.

Drª. Luciana Giarolla de Matos (fonte: Revista FAME 45 anos)

Eu sou extremamente grata a Fame /FunjobE por ter me dado a oportunidade de ter grandes mestres e neles me inspirado tanto a ponto de me tornar uma profissional humana, estudiosa e dedicada. Não seria possível ter conseguido entrar numa das melhores residências de pediatria se não tivesse tido uma base teórico-cientifica de qualidade como foi feito nos 6 anos de aulas teóricas, jornadas médicas, ligas acadêmicas, plantões e atendimentos em postos, sempre supervisionados.

Drª. Heloisa Cristina Gois e Santos (fonte: Revista FAME 45 anos)

Obrigada, FAME! Por ser a geradora de tantos casos de sucesso e de amor!

Dr. Geraldo Gilmar Ataydes Seabra e Dr. Tardely Duarte Magalhães (fonte: Revista FAME 45 anos)

Hoje, orgulhosos podemos dizer que nos formamos na Faculdade de Medicina de Barbacena.

Dr. Rodrigo Ribeiro Tonelli (fonte: Revista FAME 45 anos)

Gratidão a esta Instituição que através do seu corpo docente e toda sua estrutura física e de pessoal, nos deu a oportunidade de, nesta vida, termos o desenvolvimento intelectual, através do conhecimento medico a nós transmitidos com tanto esmero por todos. Esmero este que também nos transformou em seres humanos melhores, nos dando a oportunidade, através de nosso desenvolvimento moral, que muito nos foi passado nesta Instituição, de sermos melhores com nós mesmos e com nossos semelhantes, através do respeito com os familiares, amigos, pacientes, enfim toda humanidade.

Dr. Ciro José das Dores Guimarães (fonte: Revista FAME 45 anos)

Falar da Faculdade de Medicina de Barbacena é algo que me remete a ótimas lembranças, inclusive de pessoas importantes que deram contribuições significativas para a minha formação profissional, humanística, social e também cultural. Agradeço a todas as pessoas com as quais convivi e aprendi.  E, de modo muito afetuoso, à querida FAME, por ter me formado médico, na sua primeira turma de egressos, permitindo,  desta forma, que em Barbacena eu permanecesse e construísse minha família com quatro filhos, dos quais menciono Jamili de Ladeira e Guimarães que também se formou na FAME, no final  do 1° semestre de 2010, fato que me deixou muito orgulhoso.

Dr. Benedito de Oliveira Veiga (fonte: Revista FAME 45 anos)

Estudar, me formar na FAME e constituir família em Barbacena foi um privilegio dado por Deus. Grandes mestres me ensinaram ou lapidaram virtudes aprendidas no seio de minha família. Amar as pessoas foi uma delas. Atualmente, me sinto muito honrado em trabalhar nessa Instituição e com muito amor dedico os meus dias a retribuir um pouco do que ela me deu nesses meus 34 anos de formado.

Dr. Carlos Fernando Moreira Silva (fonte: Revista FAME 45 anos)

Sou da oitava turma de ingressantes na Faculdade de Medicina de Barbacena.Fui aluno dos grandes mestres que viabilizaram a Instituição e que criaram um “jeito FAME” de ensinar medicina. Convivemos com o grande Luigi Bogliolo e sua equipe, além de tantos que nos inspiraram e nos servem de eternos exemplos.

Dr. Aldo Peixoto de Melo (fonte: Revista FAME 45 anos)

Agradeço a Barbacena e a Faculdade de Medicina por proporcionar este convívio e formação profissional, cuja memória não se apaga.

Dr. José Eugênio Dutra Câmara Filho (fonte: Revista FAME 45 anos)

Ao completar 45 anos de vida, cumprimentamos a FAME pela excelência permanente de ensino
médico. Os 6 anos que aí estivemos como alunos (1983/1988), serão inesquecíveis para todos
nós. Formamos uma família que continua unida até hoje, e nos formamos em medicina que orgulhosamente a exercemos com dignidade, tendo como base os ensinamentos adquiridos na
FAME.

Dr. André Luis Canuto (fonte: Revista FAME 45 anos)

Saudosismo à parte, mas sou oriundo de um tempo e de um lugar que valoriza a dignidade e a ética. Tive minha formação orientada para a civilização e o bem-comum.

Dra. Ana Paula Pardini (fonte: Revista FAME 45 anos)

É sempre prazeroso lembrar da época em que estudava medicina em Barbacena. Jamais seria tão feliz estudando em outra Faculdade, tampouco em outra turma.

Drª Cyhnthia Marcussi Silva (fonte: Revista FAME 45 anos)

A Faculdade de Medicina de Barbacena nos proporcionou muito além do curso de medicina. Por isso, sou grata por tudo e por todos que passaram pelo meu caminho

Dr. Alvaro Antônio Canuto (fonte: Revista FAME 45 anos)

Somos médicos, bem formados, por uma Instituição respeitada por todos e que nos permitiu acumular, além do conhecimento necessário à nossa formação, lembranças e amizades que ficarão para o resto de nossas vidas.

Dr. Leonardo Povoa Brandão Teixeira (fonte: Revista FAME 45 anos)

Uma memória em relação a FAME era o fato de muitos de nossos professores serem egressos da nossa escola médica, e nos impressionavam com seus conhecimentos e capacidade resolutiva.

Drª. Juliana Heldenreich da Conceição Chiarelli (fonte: Revista FAME 45 anos)

De todo o contexto vivenciado acredito que só nos resta agradecer à Faculdade de Medicina de Barbacena que nos acolheu como aspirantes e na atualidade nos acolhe como profissionais, aos funcionários da Instituição que contribuiram sobremaneira para nosso êxito, aos nossos familiares e amigos torcedores incansáveis de nosso sucesso e principalmente a Deus, que nos fez vislumbrar que mesmo diante de todos os obstáculos e da limitação de nossa existência, sempre terá valido a pena!

Drª. Julia de Araújo Ferreira Silva  (fonte: Revista FAME 45 anos)

Sempre haverá carinho em cada pensamento à FAME, que foi minha casa por muitas vezes, a qual tenho orgulho de até hoje chamar de “minha Faculdade”.

Drª. Larissa Muller Armond (fonte: Revista FAME 45 anos)

A Faculdade de Medicina de Barbacena é “O Nosso Orgulho”.

Drª. Mariane de Fátima Ladeira (fonte: Revista FAME 45 anos)

Sinto orgulho em fazer parte da história da FAME e a saudade já começa a apertar!

Dr. Jairo Furtado Toledo e Dr Marcos Túlio Moreira Vidigal (fonte: Revista FAME 45 anos)

Muitos de nós se transformaram em grandes nomes das suas especialidades, alguns seguiram carreira política ocupando cargos de prefeito e vice-prefeito. Muitos são professores, coordenadores, diretores… tem até um fundador e proprietário de faculdades pelo Brasil afora. Enfim, na FAME aprendemos a honrar nossa profissão, a atuar junto à comunidade e, acima de tudo, a cultivar uma amizade que atravessa os anos e que nos une para sempre!

Dr. Sessue Lopes (fonte: Revista FAME 45 anos)

Quero agradecer a oportunidade e dizer ‘aos quatro ventos’ que sinto imenso orgulho de nossa Faculdade de Medicina de Barbacena, que nos proporcionou uma excelente formação profissional, ética e moral.

Dr. Renato Mauro de P. Oliveira (fonte: Revista FAME 45 anos)

Considero-me privilegiado por ter me formado aqui, por  ter continuado em Barbacena e poder ajudar na formação de novos médicos, como Professor da nossa Faculdade de Medicina. Muito obrigado, FAME.

Dr. Antônio Rafael Alves (fonte: Revista FAME 45 anos)

Agradeço por tudo que a Faculdade de Medicina de Barbacena fez por mim, por todos os meus colegas de curso e continua fazendo pelas novas gerações de estudantes que passam por seus bancos.

Drª. Sônia Cristina Vidigal Borges (fonte: Revista FAME 45 anos)

A FAME nos traz à memória excelentes lembranças, de momentos inesquecíveis de nossas vidas, pois ríamos e chorávamos juntos, nas brincadeiras, nas aulas, nos estágios e nas difíceis provas que fazíamos.

Dr. Renato Cesar Vaz de Mello (fonte: Revista FAME 45 anos)

Na FAME vivemos os melhores dias de nossa juventude, aqui nos preparamos para a vida. Não há palavras que traduzam o sentimento de amor e gratidão que nutrimos por “nossa casa” ao longo

Dr. Márcio Mattos Pinheiro (fonte: Revista FAME 45 anos)

Nossa querida FAME – FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENA, berço de inúmeros e excelentes profissionais da arte da Medicina. Faculdade de amplo reconhecimento no cenário médico nacional. Nossos agradecimentos aos diretores, funcionários, professores e a todos os alunos, do passado e do presente, que compõem esta grande família.
da vida.

Dr. Marcospaulo Viana Milagres (fonte: Revista FAME 45 anos)

A FAME foi um marco, um padrão na nossa vida.

Dr. Gustavo Aurichio Cordeiro (fonte: Revista FAME 45 anos)

A todos os que participaram deste período rendemos, de forma justa e perfeita, o nosso muito obrigado. Aos funcionários da FAME e aos mestres nosso respeito e à população dessa cidade querida a nossa gratidão.

Dr. Rinaldo José da Silva (fonte: Revista FAME 45 anos)

Venho agradecer a FAME que nos deu a honra de fazer parte de sua existência, que nos proporcionou a realização de nossos sonhos.

Dr. Elge Werneck Araújo Júnior (fonte: Revista FAME 45 anos)

Obrigado, FAME, por nos formar como médicos. E por ser palco de estórias inenarráveis, intermináveis, inesquecíveis.

Dr. Carlos Adriano Rosa Pinto e Drª. Lorena Rebello P. Carvalho (fonte: Revista FAME 45 anos)

Hoje, após alguns anos de graduação, cada um seguiu sua missão. Sabemos que somos vários
especialistas graças à formação sólida e diferenciada que nos foi proporcionada pela Faculdade de Medicina de Barbacena, que permitiu o ingresso nos mais renomados serviços de residência médica.

Dr. Gustavo Souza Gontijo Garcia (fonte: Revista FAME 45 anos)

A Faculdade de Medicina na minha vida, foi essencial. Hoje tenho um sentimento nostálgico e além do orgulho de ter me formado na FAME; a cada dia vejo como a Escola tem a capacidade em formar médicos e pessoas exemplares.

Drª. Amanda Mota de Oliveira Veiga (fonte: Revista FAME 45 anos)

Quero por meio deste, parabenizar a Faculdade de Medicina de Barbacena por seus anos de muito sucesso, muito trabalho, e por tudo isso ser reconhecida como uma das melhores faculdades de medicina do Brasil.

Drª. Amanda Gannam Alves (fonte: Revista FAME 45 anos)

Na FAME o aprendizado foi imenso e a única forma de expressar tamanha gratidão é exercendo de forma competente uma medicina de profissionais que cuidam do corpo e da alma. Obrigada aos mestres, à direção, aos amigos, aos funcionários, aos pacientes que se tornaram eternos em nossos corações!

Dr. João Victor Nezio de Carvalho (fonte: Revista FAME 45 anos) 

Tenho orgulho imensurável em dizer que me graduei na FAME. Sou imensamente grato pela bagagem acadêmico-profissional conquistada, pelos momentos vividos e pelas grandes amizades que fiz, as quais serão eternizadas ao longo de minha vida.

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

Abrir bate-papo
Como posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?