Projeto Pedagógico de Curso

Elaborado para nortear o desempenho nos campos de ensino, investigação científica e extensão, o Projeto Pedagógico de curso da FAME visa:

– Consolidar projetos acadêmicos, identificando e priorizando as metodologias inovadoras para o  –ensino, pesquisa, extensão e atividades assistenciais;
– Nortear a inovação contínua da política institucional de avaliação;
– Propagar o saber, através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;-
– Fomentar práticas acadêmicas e institucionais visando o apoio acadêmico ao aluno nas suas – diversas esferas: Pedagógica, Psicológica, Social e Financeira;
– Favorecer o dinamismo no desenvolvimento das ações pedagógicas.

O Projeto Pedagógico institucional apresenta pressupostos teórico-práticos que nortearão o desenvolvimento integral do curso como:

– Justificativa;
– Bases Legais;
– Visão e Missão da FAME;
– Contextualização da Realidade Social;
– Objetivos do Curso;
– Formas de Acesso;
– Perfil do Egresso;
– Competências e Habilidades;
– Histórico da FAME;
– Compromisso Social;
– Articulação com o Sistema Único de Saúde Local e Regional;
– Metodologia de Ensino e Aprendizagem;
– Concepções de Curso: Políticas de Ensino, de Iniciação Científica, de Pesquisa e de Extensão;
– Descrição Geral do Curso: Estrutura Curricular, Matriz Curricular, Sistema de Pré e Correquisitos, Ementas e Bibliografias das Disciplinas, Trabalho de Conclusão de Curso, Estágios Supervisionados/ Internatos, Disciplinas Optativas, Atividades Complementares e Práticas de Formação;
– Metodologia de Avaliação do Ensino e Aprendizagem: Critérios de Avaliação; e
– Considerações Finais e Expectativas.

Programa de curso

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CURSO
O Plano de Aprendizagem do Curso engloba todos os Planos de Ensino e Aprendizagem de cada disciplina.
Nos Planos de Ensino e Aprendizagem estão expressos a ementa da disciplina, os objetivos propostos, habilidades e competências, contribuição para o perfil do egresso, conteúdo programático, as metodologia de ensino e aprendizagem e de de avaliação, a bibliografia e articulação com outras disciplinas do curso. Pode conter também sugestões, pelo professor da disciplina, de leituras e materiais.
Tal documento encontra-se disponível na Direção, Coordenação de Curso, Secretaria de Ensino e Assessoria Acadêmica.

Metodologia

A organização das situações didáticas de ensino-aprendizagem tem como objetivo principal promover a relação entre os conhecimentos adquiridos e os valores  da sociedade democrática, em busca da competência profissional que se deseja.

O ensino contempla as atividades teóricas exercidas no contexto de sala de aula, as teórico-práticas exercidas em campos específicos de atuação na instituição de ensino e no município, e as atividades de caráter eminentemente prático (Internatos), ou seja, os serviços prestados às comunidades das cidades onde os alunos exercem seus estágios supervisionados. Diante de tamanha relevância que lhe é peculiar, o processo de ensino deve estar voltado não só para a ação do ensinar com qualidade, mas, precipuamente, para a ação do aprender significativamente.

As atividades procurarão desenvolver as competências e habilidades necessárias para a formação do profissional da área médica, através de situações-problema concretas, simuladas ou reproduzidas por multimeios, que serão analisadas criticamente com a orientação dos professores. Soluções serão propostas de forma crítica e criativa, com base em produções científicas e na capacidade e potencialidades de cada estudante.

Deixe seu contato

Fale conosco saiba mais





Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs