Representatividade Acadêmica

Os Diretórios Acadêmicos são entidades que representam os interesses dos estudantes junto à faculdade. Cumprem a finalidade de organizar várias atividades: elaborar e implementar projetos acadêmicos, sendo um canal para que os estudantes possam se manifestar sugerindo melhorias ou soluções para possíveis problemas acadêmicos. São também responsáveis pela integração social e cultural dos estudantes. Na Faculdade de Medicina de Barbacena a representação acadêmica é algo que é abrangente e levado muito a sério. O Diretório Acadêmico Dr. Eloy Henrique Dutra Câmara - DADEC é representante dos alunos na FAME, e trabalha objetivando ser verdadeiramente elo entre os corpos discente, docente e a diretoria, estabelecendo uma relação mútua de compromisso em prol de questões relativas aos acadêmicos, sendo notório e de sucesso a realização de seus trabalhos. Todas as gestões que o DADEC teve até hoje tiveram grande êxito, deixando sua marca na Instituição.

A Associação Atlética Acadêmica da Faculdade de Medicina de Barbacena - AAAFMB visa promover e incentivar atividades esportivas da Faculdade, estimulando a integração entre todos os períodos de curso bem como entre outras faculdades, oferecendo treinamentos de Handebol, Vôlei, Futsal, Basquete, Futebol de Campo, Tênis de Campo, Tênis de Mesa, Sinuca, Natação, Peteca e Judô. Todas as atividades são desenvolvidas com treinadores qualificados e materiais esportivos necessários para melhor preparação esportiva. Além das modalidades citadas, a Atlética tem uma Charanga, a 'Cirrose', que dá brilho e vida aos momentos esportivos, sendo uma grande motivação para que os alunos da FAME tenham sucesso nas competições esportivas.
A Atlética participa de dois eventos anuais entre faculdades de medicina: o Torneio Regional de Estudantes de Medicina - TREME no primeiro semestre e o Intermed Minas no segundo semestre. Promove dois Interclasses durante o ano, que consiste em um campeonato de futsal entre todas as turmas, funcionários, ex alunos e professores da FAME.

CIRROSE - A CHARANGA DA FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENA

A Charanga da Faculdade de Medicina de Barbacena, denominada ‘Cirrose’, se configura como culminância da Associação Atlética Acadêmica da Faculdade de Medicina de Barbacena (AAAFMB), envolvendo entretenimento, lazer e muita alegria. A Atlética, na qualidade de Associação Esportiva, tem como objetivo promover a interação entre acadêmicos através de diversas modalidades esportivas, de forma que essa interação ocorra com os alunos da própria instituição de ensino e estudantes de outras Faculdades de Medicina de Minas Gerais.
De vários encontros esportivos que os acadêmicos participam, destaca-se a INTERMED que é um evento universitário, ocorrido nos últimos anos no feriado da pátria (7 de setembro), em cidade pré-definida conforme calendário específico. Envolve Faculdades de Medicina de Minas Gerais e convidados, sendo hoje o maior evento esportivo universitário do estado, inspirado na INTERMED paulista, que ocorre já há mais de 40 anos.
Em preparação anual contínua para o tão esperado momento da INTERMED, em que os acadêmicos da FAME demonstram significativamente o compromisso, determinação e organização, ressaltam-se a dinâmica e a alegria da "Charanga Cirrose" que dão mais brilho e vida a cada momento esportivo deste grande evento. Esta “Banda Acadêmica” é a motivação para que as atividades esportivas dos estudantes se realizem com grande sucesso.

Em construção

As Ligas Acadêmicas são associações de alunos, como sociedade civil, tendo como objetivo o aprofundamento dos estudos em determinados temas, visando as demandas da população. Cada liga, com regulamentação própria, objetiva promover ações tais como: Jornadas Acadêmicas, cursos, seminários, e outras, não só no âmbito institucional, como também em escolas, creches, associações, e em setores de atendimento a saúde. As Ligas devem adequar-se a uma concepção ampla, contemplar o tripé: ensino, pesquisa e extensão, desenvolvendo, de maneira equilibrada, atividades nestas três áreas. São consideradas extensão da FAME, formadas por estudantes com interesse em diversos conhecimentos específicos, coordenadas por um professor orientador na área.

A FAME conta atualmente com 17 Ligas Acadêmicas, de caráter autônomo, com enfoque no conhecimento da área da saúde. São as seguintes, Liga Acadêmica de: Nefrologia, Pneumologia, Traumatologia, Cardiologia, Clínica Cirúrgica, Bioética, Clínica Médica, Pediatria, Geriatria e Gerontologia, Psiquiatria, Neurologia, Medicina Legal, Oncologia, Ginecologia e Obstetrícia, Anatomia Patológica, Endocrinologia e Aparelho Digestivo. De um modo geral, as Ligas Acadêmicas realizam ações voltadas para a extensão, promoção à saúde, educação e pesquisas, contribuindo para o desenvolvimento científico e aprimoramento do aluno.

Liga Acadêmica de Nefrologia
Ações propostas: participar do Programa de Educação Continuada da Pró-Renal; acompanhar os pacientes nos ambulatórios de Nefrologia; realizar visitas nas enfermarias e Centro de Tratamento Intensivo - CTI da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, sob acompanhamento de médicos e residentes; realizar reuniões semanais, com a participação dos alunos, e aulas teóricas; realizar discussões de casos clínicos com os alunos; promover ações sociais; acompanhar sessões de diálise e participar da organização do Congresso das Ligas Acadêmicas.

Liga Acadêmica de Pneumologia
Ações propostas: acompanhar os atendimentos de Pneumologia no Ambulatório Universitário “Agostinho Paolucci”, nas segundas, quartas e quintas-feiras; participar de plantões semanais na emergência do Hospital Ibiapaba; realizar reuniões semanais para apresentação de trabalho pelos alunos, sob a condução do professor orientador, e discutir casos clínicos; participar da organização do Congresso das Ligas Acadêmicas.

Liga Acadêmica de Traumatologia
Ações propostas: realizar reuniões quinzenais com o professor orientador, para estudo de casos clínicos com os alunos; promover ações sociais; realizar plantões no SAMU, sob acompanhamento e supervisão do professor orientador; promover campanhas temáticas e exibir vídeos de orientação à comunidade; proferir cursos sobre emergências e traumas, para os próprios estudantes da FAME, dos quais se destaca como primeira proposta o curso de Suporte Básico de Vida e de Reanimação Cardiopulmonar; publicar trabalhos científicos; participar da organização do Congresso das Ligas Acadêmicas.

Liga Acadêmica de Cardiologia
Ações propostas: promover ação social, em parceria com a Sociedade Mineira de Cardiologia, sobre prevenção de riscos para doenças Cardiovasculares; realizar ‘Mutirão de Cardiologia’ e acompanhar atendimentos específicos no Ambulatório Universitário “Agostinho Paolucci”; realizar reuniões, fazer revisão de casos clínicos e estudos de temas específicos com os alunos; oportunizar estágio extracurricular no Hospital Ibiapaba, sob supervisão do professor orientador; ministrar aulas teórico-práticas para os ligantes e reuniões quinzenais; participar da organização do Congresso das Ligas Acadêmicas.

Liga Acadêmica de Clínica Cirúrgica
Ações propostas: participar de plantões em cirurgia, no Hospital Ibiapaba, sob supervisão do professor orientador; realizar reuniões mensais; ministrar aulas teórico-práticas aos ligantes; realizar ações sociais; promover estudos de casos clínicos; participar da organização do Congresso das Ligas Acadêmicas.

Em construção

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

Abrir bate-papo
Como posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?