Repositório Institucional



REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL – FAME

O Repositório Institucional (RI) é uma iniciativa da Faculdade de Medicina de Barbacena – FAME, com intuito de divulgar a produção acadêmica desenvolvida no âmbito da Instituição, possibilitando a preservação e o acesso aberto à produção da faculdade.

Trata-se de um acervo de arquivos digitais abertos e possibilita ao usuário uma ferramenta de alta relevância para o conhecimento. Todos os seus conteúdos estão disponíveis publicamente, e por estarem amplamente acessíveis proporcionam maior visibilidade e impacto da produção científica da instituição.

MISSÃO:

Tem por missão de coletar, armazenar, disseminar e facilitar a adoção do acesso aberto ao conhecimento científico garantindo o acesso confiável e permanente, disponibilizando a preservação a produção científica.

OBJETIVO:

Objetiva ampliar a visibilidade da Faculdade de Medicina de Barbacena e dos seus pesquisadores através do compartilhamento da sua produção institucional, reunindo em um único local virtual a produção acadêmica.

PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA:

Serão arquivados no RI da FAME as seguintes produções:

  • Trabalhos publicados em anais de eventos: textos publicados em anais de eventos, vinculados a um evento específico da FAME ou eventos externos. No RI da FAME são arquivados os resumos publicados na Revista do Congresso das Ligas, Anais da Jornada Acadêmica e Anais da Mostra de Extensão entre outros;
  • Trabalhos de conclusão de curso: todos os trabalhos de conclusão de curso da FAME apresentados e aprovados por banca examinadora;
  • Revistas Institucionais: todas as revistas institucionais produzidas pela FAME. No RI são arquivadas a Revista FAME e FAME em Foco;
  • Vídeos acadêmicos, artísticos e culturais.

Quanto aos documentos a serem arquivados: 

• Ser produzido (autor ou coautor) por membro(s) da FAME;

• Resultar de atividades de pesquisa e desenvolvimento, extensão ou ensino;

• Estar em formato digital, podendo ser um texto, uma gravura, um audiovisual, entre outros;

• Estar completo e pronto para “publicação”, ou seja, não ser a versão parcial ou preliminar de uma dada produção;

• O autor deve poder, e estar disposto a conceder à FAME o direito não-exclusivo de preservar e dar acesso ao seu trabalho através do RI.

POLÍTICA DE SUBMISSÃO

A comunidade de Publicações Científicas, a inserção dos documentos autorizados (artigos, trabalhos apresentados em eventos, livros e capítulos de livro, teses e dissertações), é realizada exclusivamente pela equipe da Biblioteca da FAME.

A Biblioteca realiza a validação dos metadados e então libera o documento no Repositório Institucional para consulta pública na Internet.

POLÍTICA DE DIREITOS DE AUTOR

Todos os itens no Repositório Institucional da FAME estão protegidos por direitos autorais originais com todos os direitos reservados ao autor, salvo indicação em contrário. Os autores devem assinar o Termo de Autorização para realizar o depósito no RI de forma a conceder ao Repositório permissão para arquivar, distribuir e preservar o material depositado.

POLÍTICAS EDITORIAIS

Um trabalho já publicado (artigo, livro, capítulo de livro) somente é inserido no Repositório Institucional da FAME após confirmação de que a política editorial do periódico ou da editora permite que o documento seja arquivado em repositórios institucionais. A maioria das editoras permite o auto-arquivamento do trabalho de alguma forma, embora as condições variem de periódico para periódico.

A simples publicação de um trabalho (nos anais de uma conferência, numa revista, entre outros) sem essa explicita transferência de direitos não afeta a integridade dos direitos do(s) autor(es), nomeadamente o direito de autoarquivamento do seu trabalho em repositórios, ou de o difundirem por outros meios.

O(s) autor(es) pode(m) solicitar autorização à editora para autoarquivar o seu documento, se não conhecer(em) a sua política, não se lembrar(em) da declaração que assinou(am) e/ou se o documento que quer(em) depositar já tenha sido publicado há muito tempo. Modalidades de permissões praticadas por centenas de editores de periódicos científicos em todo o mundo podem ser consultadas também na página eletrônica do SEHERPA/RoMEO (http://www.sherpa.ac.uk/romeo/index.php?la=pt). Se o(s) autor(es) não encontrar(em) a editora ou a revista onde o seu trabalho foi publicado, ele(s) pode(m) nos solicitar informação sobre a sua política. Para obter informação,

através do gestor do RI, sobre a política de copyright e autoarquivo de alguma revista científica, por favor, identifique-a de forma tão completa quanto possível, indicando o título completo, a editora (comercial) e o ISSN, se disponível. É possível definir se o item terá acesso totalmente livre, acesso apenas interno na FAME e/ou acesso apenas aos metadados.

EQUIPE TÉCNICA

Letícia do Carmo Miranda – Bibliotecária FAME

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

Abrir bate-papo
Como posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?