Histórico

A história da Faculdade de Medicina de Barbacena – FAME teve início no final da década de 60, num período em que a atividade médica nesta cidade atingiu desenvolvimento e maturidade, criando um clima propício à implantação de uma Escola Médica. A personalidade de relevância para esta concretização foi, então, o Deputado Bonifácio José Tamm de Andrada que idealizou e contribuiu expressiva e decisivamente para dar vida ao sonho almejado, após ter criado vários cursos superiores em Barbacena.     Em seus primórdios, a Faculdade de Medicina de Barbacena funcionou nas instalações na área do Colégio “Diaulas Abreu”, conhecido hoje como Instituto Federal de Educação e Tecnologia – IFET. Em seu primeiro vestibular, 403 candidatos concorreram a 64 vagas. É interessante destacar que a Faculdade iniciou suas atividades com alunos cursando o primeiro e segundo anos do ciclo básico, devido à transferência de alunos oriundos do Maranhão. Em 1979, a atual sede foi inaugurada, localizada no centro da cidade, tendo aproximadamente 3.880m² de área construída.

Na mesma época, a Faculdade construiu o Pavilhão-Escola, anexo à Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, remodelou e ampliou o Centro Cirúrgico do Hospital Colônia, atual FHEMIG e instalou, em prédio cedido pela Secretaria de Estado de Educação, o Pronto Socorro Municipal, dotando-o de equipamentos indispensáveis ao atendimento das urgências clínicas e cirúrgicas. No final da década de 80, o Hospital Escola “Dr. Agostinho Paolucci” foi inaugurado no Bairro Vilela, com amplas instalações onde os acadêmicos juntamente com professores e preceptores assistiam um grande número de pacientes.

Há mais de cinco décadas, a FAME se destaca por formar médicos generalistas, qualificados para prestar assistência integral à comunidade, firmando-se como uma Instituição de Ensino médico comprometida com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões: biológica, psicológica e social, e com a formação profissional e cidadã de seus alunos. A FAME se sobressai também pela qualidade do ensino ofertado e de suas instalações como: Biblioteca, Laboratórios, Rede de Apoio ao Estudante, Núcleo de Pesquisa e Extensão, amplas salas de aula e avançados recursos tecnológicos, além das diversas atividades acadêmico-científico-pedagógicas que desenvolve, oportunizando a seu corpo discente, além da busca pelo conhecimento científico, atividades de cunho social, integrando a Instituição de Ensino na sociedade local. A prestação de serviços educacionais da FAME se estende: a grande parte da população através das Unidades Básicas de Saúde, SAMU – Serviço de Atendimento Médico de Urgência, Hospitais, Internatos em Saúde Coletiva e Hospitalar com atividades práticas orientadas pelos preceptores da Instituição e tantos outros Projetos de Extensão.

A história da FAME ainda será muito enaltecida, pois, nesta renomada Faculdade existe uma base segura, consolidada para muitos anos de trabalhos educacionais que certamente contribuirão para o crescimento e desenvolvimento da sociedade brasileira.

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

Abrir bate-papo
Como posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?