Biblioteca

A Biblioteca da Faculdade de Medicina de Barbacena – FAME foi fundada em 1971, tendo por objetivo disseminar a informação através da seleção, aquisição, organização e conservação de documentos, facilitando aos usuários o acesso ao acervo e desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atua como centro de documentação e informação da FAME e está a serviço do corpo docente, discente, técnico-administrativo e da comunidade local.

É totalmente informatizada, cujo, software adotado é o Pergamum, que permite aos usuários o acesso aos serviços e catálogos de todas as bibliotecas integrantes da Rede e em tempo real tais como consultas, renovações e reservas online.

A biblioteca também oferece os serviços de orientação na normalização de trabalhos acadêmicos, levantamento bibliográfico, busca e obtenção de artigos científicos através de diversas bases de dados como a EBSCO, BIREME, UPTODATE, COMUT, dentre outras, abrangendo todas as áreas do conhecimento. O objetivo destas bases de dados é implementar a biblioteca para que possa proporcionar um amplo acesso à pesquisa científica.

Consulta ao acervo
Regulamento
Tutorial Biblioteca Virtual
Biblioteca Virtual

Base de Dados

Através destes links os usuários podem acessar banco ou bases de dados online científicas; de referência, resumo ou em texto completo, utilizando a internet local ou remota.

EBSCO

BIREME

SCIELO

PUB MED

UpToDate

Periódicos Eletrônicos

Serviços Oferecidos

A Biblioteca da Faculdade de Medicina – FAME oferece os seguintes serviços aos seus usuários:

Acesso à internet
A biblioteca dispõe de computadores com acesso a internet. Seu uso é exclusivo para fins acadêmicos. O serviço é regulamentado por normas.

Catalogação na publicação/Elaboração de ficha catalográfica
Este serviço é realizado pelo bibliotecário para apresentação de tcc, monografia, dissertação, tese, e outras publicações acadêmicas.

Comutação bibliográfica
A comutação bibliográfica é um serviço oferecido pela biblioteca que permite solicitar e receber cópias de artigos publicados em periódicos técnico – científicos (revistas, jornais, boletins, etc), teses e anais de congressos existentes no Brasil e no exterior. Esses serviços podem ser obtidos através do Sistema COMUT ou BIREME mediante cobrança.

Consulta local
É a utilização dos materiais do acervo (livros de reserva, jornais, revistas especializadas, guias, vídeos, CD-ROM, monografias, teses, dissertações, etc.) nas salas de leitura.

Empréstimo domiciliar
É o empréstimo pessoal e intransferível restrito apenas aos alunos, professores, funcionários da Faculdade de Medicina de Barbacena e aqueles sem vínculo com a FAME (residentes/convênios).Empréstimo especial
O empréstimo especial se aplica aos materiais que não estão disponíveis para empréstimo domiciliar (Coleção de Referência, Coleção de Reserva e Coleção de Periódicos)Informação bibliográfica
O leitor poderá solicitar ao funcionário da biblioteca para receber orientação sobre a organização e o funcionamento da mesma, uso do catálogo automatizado, utilização das obras de referência e outras fontes de informação bibliográfica.Normalização bibliográfica
Normalização de referências bibliográficas e orientação quanto à apresentação de trabalhos científicos.Treinamento de usuário
Deverá ser solicitado por um professor e é destinado a todos os alunos. Tem por objetivo familiarizar os usuários (calouros) com a organização e distribuição física do acervo e dos catálogos e com o funcionamento geral da biblioteca visando uma melhor utilização dos recursos e serviços oferecidos. Os interessados devem entrar em contato com o bibliotecário(a) para reserva de dia e de horário.

Pesquisa Científica

Documentos em PDF. Caso não tenha o software Adobe Acrobat Reader instalado em seu computador, clique aqui.

Biblioteca Virtual em Saúde – Bireme

EBSCO

Glossário

LDBEN – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;MEC – Ministério da Educação e Cultura;

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira;

SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior;

CONAES – Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior;

DAES – Diretoria de Avaliação da Educação Superior;

PNE – Plano Nacional de Educação;

DCNs – Diretrizes Curriculares Nacionais;

CAPES – Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;

IES – Instituição de Ensino Superior;

ENADE – Exame Nacional de Avaliação de Educação Superior;PPC – Projeto Político Pedagógico;

PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional;

CPA – Comissão Própria de Avaliação;

AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem;

PROUNI – Programa Nacional de Universidade para Todos;

FIES – Fundo de Financiamento Estudantil;

TIC – Tecnologia de Informação e Comunicação;

CEP – Comitê de Ética em Pesquisa;

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs