Biblioteca

BIBLIOTECA FAME

Fundada desde 1971, a Biblioteca Fame tem um papel primordial na vida acadêmica. Desempenha em prol do desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social que estão relacionados à função da instituição na sociedade como agente catalizador e difusor do conhecimento científico. Visa atender a demanda da comunidade acadêmica em geral. Seus serviços são direcionados ao atendimento de estudantes, docentes, servidores técnico-administrativos e pesquisadores.

MISSÃO

Disseminar a informação através da seleção, aquisição, organização e conservação de documentos, facilitando aos usuários (discentes, docentes, funcionários e comunidade externa) o acesso ao acervo e o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

GUIAS E NORMAS DA BIBLIOTECA FAME

Regulamento
PHL

Base de Dados

Através destes links os usuários podem acessar banco ou bases de dados online científicas; de referência, resumo ou em texto completo, utilizando a internet local ou remota.

BIREME

SCIELO

PUB MED

UpToDate

CAPES

SARNAFLIX

DOMÍNIO PÚBLICO

REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL

BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES

Periódicos Eletrônicos

Essa seção contém diversos links de acesso a vários periódicos online que são considerados relevantes para a área da saúde. Estas publicações são de acesso público e gratuito.

 

SERVIÇOS E PRODUTOS DE INFORMAÇÃO

ACERVO DE LIVROS FÍSICOS:

A Biblioteca disponibiliza acervo físico completo na área dos cursos oferecidos pela Faculdade, sendo formado pelas bibliografias básicas e complementares existentes nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), além de obras sugeridas pelos usuários no sistema PHL.É possível verificar os títulos disponíveis nos acervos das bibliotecas. Ao acessar a página do sistema o aluno pode efetuar a pesquisa por título, autor ou assunto. O sistema também conta com um sistema busca avançada para filtrar melhor os resultados.

ACERVO DE LIVROS VIRTUAIS:

“ Minha Biblioteca”, plataforma prática e inovadora que oferece acesso a milhares de livros técnicos, científicos e profissionais. É um consórcio formado pelas quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil – Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva – que oferece às instituições de ensino superior praticidade e inovação no acesso a um conteúdo técnico e científico de qualidade, através da internet. Para acessar é necessário ser cadastrado (a) na Biblioteca Fame, pois, está integrada ao PHL.

 

ACESSIBILIDADE INFORMACIONAL:

Tem como o objetivo promover equidade no acesso à informação dos usuários, por meio da produção de acervo digital acessível in loco, orientação ao usuário para o uso adequado das ferramentas que trabalham para a disponibilização de informação em formatos acessíveis para atender as demandas de pessoas com deficiências, através de equipamentos adequados como computadores com softwares de leitura (Dosvox e o VLibras) além de teclado com contraste e de lupa.

 

ATENDIMENTO AO USUÁRIO:

Os acervos das bibliotecas são abertos ao público em geral, para consultas e pesquisas. Tem por finalidade atender as demandas informacionais da comunidade universitária e do público externo, tanto presencialmente como por meios eletrônicos e demais meios de comunicação. A biblioteca conta com equipe capacitada para atender e orientar os usuários na busca e recuperação da informação do acervo físico e do acervo digital, disponíveis na plataforma digital MINHA BIBLIOTECA e em outras fontes de informações online.

 

CATALOGAÇÃO NA FONTE:

É o processo de criação da ficha catalográfica, a qual é impressa no verso da página de rosto de um livro, tese, dissertação ou monografia dos cursos de Pós-Graduação. É obrigatória para efeito de depósito legal na biblioteca e recomendada pela ABNT.

 

COBERTURA WIRELESS (WI-FI) EM TODA A BIBLIOTECA

LABORATÓRIO DE TRABALHO ACADÊMICO:

Espaço que disponibiliza computadores conectados à Internet, viabilizando a pesquisa em bases de dados nacionais e estrangeiras para obtenção de material de pesquisa, digitação dos trabalhos acadêmicos, leitura de e-mails, leitura de e-books e consulta ao acervo físico da biblioteca.

 

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO:

Consiste em um tipo de pesquisa onde é consultado bancos de dados nacionais e internacionais para saber o que já existe sobre um determinado assunto. Nesse caso, os estudantes que estão fazendo uma monografia ou outro trabalho acadêmico podem consultar bibliotecas e solicitar o levantamento bibliográfico de um tema em específico. Este serviço deve ser agendado com o bibliotecário.

 

NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS:

É o serviço de apoio aos usuários na aplicação das normas da ABNT para a apresentação de trabalhos acadêmicos, como elaboração da folha de rosto, do sumário, das seções primárias e secundárias, da paginação e das referências bibliográficas. Serviço realizado pelo Bibliotecário da Fame.

 

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE USUÁRIOS:

É uma iniciativa da Biblioteca Fame em capacitar seus usuários na utilização de recursos informacionais com mais eficiência e eficácia, buscando um melhor desenvolvimento nas atividades acadêmicas. Dessa forma, aprimora os seus serviços de forma a contribuir para o desenvolvimento das competências informacionais de seus usuários como o acesso e utilizar das ferramentas da Minha Biblioteca (biblioteca virtual), UpToDate, PubMed, Bireme, entre outras.O agendamento deverá ser feito, presencialmente, no setor de atendimento da biblioteca ou através do e-mail da Biblioteca.

 

SALAS DE ESTUDOS INDIVIDUAIS E EM GRUPO:

As salas de cabines individuais são de acesso livre para todos os usuários da Biblioteca Fame. A sala Multimídia deverá ser agenda na Biblioteca.

SERVIÇOS DE ALERTA VIA E-MAIL:

O sistema que gerencia o acervo físico da biblioteca (PHL) envia para toda a comunidade acadêmica mensagens de notificação de empréstimo a vencer, obras em atraso e reservas disponíveis.

Glossário

LDBEN – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;MEC – Ministério da Educação e Cultura;

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira;

SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior;

CONAES – Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior;

DAES – Diretoria de Avaliação da Educação Superior;

PNE – Plano Nacional de Educação;

DCNs – Diretrizes Curriculares Nacionais;

CAPES – Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;

IES – Instituição de Ensino Superior;

ENADE – Exame Nacional de Avaliação de Educação Superior;PPC – Projeto Político Pedagógico;

PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional;

CPA – Comissão Própria de Avaliação;

AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem;

PROUNI – Programa Nacional de Universidade para Todos;

FIES – Fundo de Financiamento Estudantil;

TIC – Tecnologia de Informação e Comunicação;

CEP – Comitê de Ética em Pesquisa;

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

Abrir bate-papo
Como posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?