Biblioteca

A Biblioteca da Faculdade de Medicina de Barbacena – FAME foi fundada em 1971, tendo por objetivo disseminar a informação através da seleção, aquisição, organização e conservação de documentos, facilitando aos usuários o acesso ao acervo e desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atua como centro de documentação e informação da FAME e está a serviço do corpo docente, discente, técnico-administrativo e da comunidade local.

É totalmente informatizada, cujo, software adotado é o Pergamum, que permite aos usuários o acesso aos serviços e catálogos de todas as bibliotecas integrantes da Rede e em tempo real tais como consultas, renovações e reservas online.

A biblioteca também oferece os serviços de orientação na normalização de trabalhos acadêmicos, levantamento bibliográfico, busca e obtenção de artigos científicos através de diversas bases de dados como a EBSCO, BIREME, UPTODATE, COMUT, dentre outras, abrangendo todas as áreas do conhecimento. O objetivo destas bases de dados é implementar a biblioteca para que possa proporcionar um amplo acesso à pesquisa científica.

Banco de dados
Consulta ao acervo
Links importantes
Periódicos eletrônicos
Regimento interno
Regulamento
Serviços oferecidos
Pesquisas científicas

Base de Dados

Através destes links os usuários podem acessar banco ou bases de dados online científicas; de referência, resumo ou em texto completo, utilizando a internet local ou remota.

EBSCO

UpToDate

Periódicos Eletrônicos

Serviços Oferecidos

A Biblioteca da Faculdade de Medicina – FAME oferece os seguintes serviços aos seus usuários:

Acesso à internet
A biblioteca dispõe de computadores com acesso a internet. Seu uso é exclusivo para fins acadêmicos. O serviço é regulamentado por normas.

Catalogação na publicação/Elaboração de ficha catalográfica
Este serviço é realizado pelo bibliotecário para apresentação de tcc, monografia, dissertação, tese, e outras publicações acadêmicas.

Comutação bibliográfica
A comutação bibliográfica é um serviço oferecido pela biblioteca que permite solicitar e receber cópias de artigos publicados em periódicos técnico – científicos (revistas, jornais, boletins, etc), teses e anais de congressos existentes no Brasil e no exterior. Esses serviços podem ser obtidos através do Sistema COMUT ou BIREME mediante cobrança.

Consulta local
É a utilização dos materiais do acervo (livros de reserva, jornais, revistas especializadas, guias, vídeos, CD-ROM, monografias, teses, dissertações, etc.) nas salas de leitura.

Empréstimo domiciliar
É o empréstimo pessoal e intransferível restrito apenas aos alunos, professores, funcionários da Faculdade de Medicina de Barbacena e aqueles sem vínculo com a FAME (residentes/convênios).Empréstimo especial
O empréstimo especial se aplica aos materiais que não estão disponíveis para empréstimo domiciliar (Coleção de Referência, Coleção de Reserva e Coleção de Periódicos)Informação bibliográfica
O leitor poderá solicitar ao funcionário da biblioteca para receber orientação sobre a organização e o funcionamento da mesma, uso do catálogo automatizado, utilização das obras de referência e outras fontes de informação bibliográfica.Normalização bibliográfica
Normalização de referências bibliográficas e orientação quanto à apresentação de trabalhos científicos.Treinamento de usuário
Deverá ser solicitado por um professor e é destinado a todos os alunos. Tem por objetivo familiarizar os usuários (calouros) com a organização e distribuição física do acervo e dos catálogos e com o funcionamento geral da biblioteca visando uma melhor utilização dos recursos e serviços oferecidos. Os interessados devem entrar em contato com o bibliotecário(a) para reserva de dia e de horário.

Pesquisa Científica

Documentos em PDF. Caso não tenha o software Adobe Acrobat Reader instalado em seu computador, clique aqui.

Biblioteca Virtual em Saúde – Bireme

EBSCO

Glossário

LDBEN – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;MEC – Ministério da Educação e Cultura;

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira;

SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior;

CONAES – Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior;

DAES – Diretoria de Avaliação da Educação Superior;

PNE – Plano Nacional de Educação;

DCNs – Diretrizes Curriculares Nacionais;

CAPES – Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;

IES – Instituição de Ensino Superior;

ENADE – Exame Nacional de Avaliação de Educação Superior;PPC – Projeto Político Pedagógico;

PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional;

CPA – Comissão Própria de Avaliação;

AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem;

PROUNI – Programa Nacional de Universidade para Todos;

FIES – Fundo de Financiamento Estudantil;

TIC – Tecnologia de Informação e Comunicação;

CEP – Comitê de Ética em Pesquisa;

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs