Programa de Educação Permanente

Uma parceria da Secretaria de Saúde do Estado de Minas com a Faculdade de Medicina de Barbacena

A Faculdade de Medicina de Barbacena – FAME, mantida pela Fundação José Bonifácio Lafayette de Andrada – FUNJOBE, realiza um Programa de Educação Permanente – PEP, que teve início em Maio de 2006, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais, para médicos do Programa de Estrategia de Saúde da Família, da microrregião de Barbacena, que comporta os seguintes Municípios: Barbacena, Antônio Carlos, Ibertioga, Santa Rita, Ressaquinha, Senhora dos Remédios, Alto Rio Doce, Capela Nova, Cipotânea, Carandaí, Santa Bárbara do Tugúrio, Desterro do Melo, Alfredo Vasconcelos, Caranaíba, Rio Espera e Lamin.

objetivo de tal Programa é propiciar o treinamento contínuo aos médicos do Programa de Estrategia de Saúde da Família dos Municípios supracitados, tendo como pressupostos básicos para essa educação permanente, as Diretrizes do Ministério da Saúde.

metodologia de trabalho se configura como encontros quinzenais orientados por professores da FAME, com a utilização de aportes teóricos e discussões, que se realizam de 08h às 11h30min, além de treinamento prático em ambulatórios da rede pública de saúde, executado nos horários de 13h às 16h. A metodologia se pauta na abordagem das dificuldades profissionais no que se refere à saúde da mulher, do idoso e da criança, através das seguintes situações:

  • Incidentes críticos;
  • Experiências pessoais;
  • Revisão de protocolos;
  • Casos clínicos;
  • Discussão de casos;
  • Evidências clínicas; e
  • Análises críticas.

público-alvo dessa Educação Permanente é composto por trinta e dois (32) médicos de PSFs, divididos em quatro Grupos de Apoio Profissional – GAPs, de modo que cada GAP conta com um Professor – Coordenador, que orienta o grupos para a elaboração e execução do Plano de Desenvolvimento Profissional – PDP, individual. Plano este que se pautará nas dificuldades individuais do profissional no exercício de suas funções na medicina.

O PEP é formado por: um Coordenador Geral (Pof. Marco Aurélio, quatro Coordenadores de GAPs e dez Professores Consultores. É uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Saúde, em convênio com as Universidades do estado.

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

Abrir bate-papo
Como posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?