Política de Apoio ao Estudante

Política de Apoio ao Estudante

O apoio ao discente da FAME se efetiva nas esferas pedagógica, psicológica e administrativa.

O Núcleo de Apoio ao Estudante da FAME conta com a participação ativa dos seguintes atores envolvidos no processo: corpo docente, coordenador de curso, diretor, coordenadora do Programa de Tutoria, pedagogas, professores tutores, professores orientadores de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, professores orientadores de estágios curriculares e assessoras acadêmicas da Instituição.

O apoio pedagógico é contínuo, pois ocorre desde a inserção do aluno na FAME até a sua conclusão de curso, estando presente nas atividades curriculares, nas extracurriculares e nas diversas orientações para a vida acadêmica e formação profissional.

O apoio pedagógico se concretiza através das ações propostas para o trabalho curricular e extracurricular, inclusive no desenvolvimento das aulas das disciplinas constantes da matriz do curso, visando a busca permanente da qualidade do ensino-aprendizagem na FAME, a motivação de seus alunos ao estudo, à iniciação científica, à extensão universitária e à aprendizagem resolutiva. Este apoio faz parte da sistemática de atenção ao discente na medida em que os professores, as supervisoras pedagógicas, as assessoras acadêmicas, a coordenadora do Programa de Tutoria e a coordenação de curso, assim como a diretoria, se apresentam como “ouvidoria” aos discentes, num processo constante de orientações acadêmico-pedagógicas e acompanhamento escolar. É disponibilizado também nas situações em que se torna necessário o desenvolvimento de habilidades voltadas para a criatividade e a tolerância no relacionamento interpessoal, envolvendo atitudes éticas e tecnicamente adequadas à vida acadêmica e à futura inserção profissional.

A equipe pedagógica da FAME (supervisoras educacionais e coordenadora acadêmica do Programa de Tutoria) desenvolve as seguintes ações de destaque, como apoio aos alunos:

  • orientações diversas sobre a realização e aproveitamento de atividades curriculares e também de atividades complementares que enriquecem o curso (internas e externas à Instituição);
  • orientações acadêmico-pedagógicas aos alunos que procuram o DAE;
  • realização de “balanço geral” de situação acadêmica dos alunos ao final dos semestres letivos, atendo-se aos que foram reprovados em disciplina(s) do curso;
  • realização, na medida possível, de entrosamento pedagógico com professores cujas disciplinas apresentaram índice significativo de reprovação;
  • realização de entrosamento pedagógico com professores quando os alunos demonstram preocupação para com o rendimento da turma em relação ao desenvolvimento de conteúdos de disciplinas e de avaliações;
  • orientações acadêmico-pedagógicas a pais de alunos que entram em contato com os Departamentos;
  • comunicação direta com os monitores das disciplinas em vigor com o intuito de que estes, além de realizar monitorias específicas coletivas, prestem assistência individual e/ou a pequenos grupos, atendendo aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem em conteúdo(s) da(s) disciplina(s) oferecida(s);
  • coordenação do Programa de Tutoria (de professores), que apresenta o objetivo principal de orientar alunos com dificuldades acadêmicas quanto à melhor produtividade e organização nos estudos;
  • planejamento e participação do “Acolhimento aos Calouros da FAME” (momento de acolhida e orientações institucionais diversas aos ingressantes no curso).

Destaca-se nesta “Política de Apoio ao Estudante” a atuação do Departamento de Apoio ao Estudante – DAE (supervisoras pedagógicas), do Núcleo de Apoio Psicológico – NAP e da Coordenação do Programa de Tutoria da FAME, que estão em contato direto com os alunos acompanhando o desenvolvimento acadêmico dos mesmos.

O apoio psicológico também pode ser solicitado espontaneamente pelo próprio aluno que perceba essa necessidade. Tão logo os alunos se inserem no curso, a Psicóloga inicia o trabalho de acolhimento, orientações para o acompanhamento no decorrer do curso, principalmente das situações que se fizerem mais imperiosas. Este apoio está presente também no “Programa Mente Sã” que visa promover ações de conscientização a respeito da saúde mental do acadêmico e prevenção de casos mais graves de depressão. É um trabalho em parceria com integrantes de alguns Projetos de Extensão da FAME.

Sobre o apoio administrativo, a FAME disponibiliza o Controle Acadêmico Online, que atende às demandas referentes à vida acadêmica do discente desde seu ingresso até o término do curso. Há a existência de política de distribuição de bolsas de estudos nas modalidades Programa Universidade para Todos – PROUNI, Fundo de Financiamento Estudantil – FIES, bolsas do Programa de Iniciação à Docência – PID e do Programa de Iniciação Científica – PIC; incentivo ao discente, inclusive com liberação de recursos para a participação em eventos externos e estímulos à participação em eventos regulares internos como: Congresso das Ligas Acadêmicas, Jornadas Acadêmicas e outros.

DAE

Departamento de Apoio ao Estudante – Subordinado à Diretoria da FAME, tem como objetivo o atendimento ao corpo discente e docente, visando à melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem. Tem como competências principais: atendimento individualizado a discentes e docentes em relação a questões pedagógicas, sempre que necessário; promoção da integração do corpo discente na solução de problemas no processo ensino-aprendizagem; orientações sobre as atividades curriculares e também as complementares do curso. Desenvolve atividades conjuntamente com a Coordenação de Curso, Coordenação do Programa de Tutoria, Núcleo de Psicologia e Assessoria Acadêmica.

Núcleo de Apoio Psicológico – NAP

O Núcleo de Apoio Psicológico da FAME – NAP, fundado em 2011, oportuniza orientações éticas para a manutenção ou recuperação da saúde psíquica dos discentes, realizando a “escuta” psicológica individual, reorganizando a subjetividade, estruturando a identidade profissional, simbolizando angústias durante a formação do aluno, através da “palavra”. As ações propostas pelo NAP incluem: participar, semestralmente, do acolhimento ao calouro; atuar como facilitador no processo de adaptação e integração; oferecer atendimento psicológico individual aos discentes advindos da procura espontânea ou encaminhada pelo Programa de Tutoria; proporcionar orientações da consciência de saúde psíquica; desenvolver a articulação da situação emocional, visando identificação e resolução de bloqueios.

No “Acolhimento ao Calouro”, o NAP faz sua primeira intervenção através da dinâmica de grupo integrativa e oportuniza a apresentação da psicóloga, local e disponibilidade de atendimento. Cada calouro se apresenta, fala sobre sua escolha pela medicinae realiza uma técnica de grupo aplicada com recursos diversos.

O NAP realiza em média 72 atendimentos mensais por procura espontânea ou encaminhados pelo Programa de Tutoria. Os ganhos se presentificam na possibilidade de simbolizar as angústias através da fala, ocorrendo diminuição da ansiedade, melhora da autoestima, autoconhecimento, melhor entendimento, organização pessoal, maior consciência de seus limites e possibilidades, evolução das interrelações, apaziguamento das crises internas e consequente melhoria na qualidade de vida.

Programa de Tutoria

O Programa de Tutoria da FAME é uma ferramenta de apoio à aprendizagem, que tem como principal objetivo a melhoria do rendimento acadêmico dos estudantes. Disponibiliza como atividades:

    • As atividades incluem: mentoring com os professores (encontros semanais em grupos); tutoria por pares (peer-tutoring) em que os monitores das disciplinas, coordenam estudos semanais utilizando métodos de aprendizagem ativa; e os atendimentos individuais em psicologia.

    • Encontros semanais com os professores-tutores: discussão de temas de interesse na formação médica, científica e humana. São abordados assuntos ligados a técnicas de estudo, casos clínicos, temas trazidos pelos alunos, relação médico-paciente, opções profissionais, entre outros.

    • Estudo orientado semanal com os monitores das disciplinas do ciclo básico (1º ao 5º período): o objetivo dos encontros é oferecer um acompanhamento individualizado, buscando aprofundar o conteúdo visto em sala de aula e tirar dúvidas.

    • Orientações sobre técnicas de estudo, planejamento e elaboração do quadro de horários de estudos semestral.

    • Acompanhamento Psicopedagógico pelos profissionais do Departamento de Apoio ao Estudante – DAE e do Núcleo de Apoio Psicológico da FAME.

Programa de Tutoria 2° semestre de 2016

Fundamentação – Atualizado em 15/05/2014

Quadro de horários de Tutorias – 1° semestre de 2015

Participação dos alunos

O Programa de Tutoria é recomendado para:

  • Alunos indicados pelos professores;
  • Alunos que estão cursando disciplina(s) pela 2ª vez;
  • Alunos voluntários que tenham interesse em participar das atividades oferecidas.
Adesão

Os alunos inscritos no Programa de Tutoria, que apresentarem frequência igual ou superior a 75% aos encontros semanais até o final do semestre, terão direito a 20h para cômputo nas horas das Atividades Complementares, que os alunos têm de cumprir.

O grupo de tutoria pode representar, portanto, um “laboratório” para aprendizagem de conceitos não aprendidos, de habilidades não desenvolvidas (ler, interpretar, analisar, construir novos conhecimentos, enfim, aprender a estudar de forma significativa). Promoverá a oportunidade para a autoavaliação, na qual o aluno pode analisar seu próprio progresso, seus pontos fortes e as áreas que requerem atenção.

Os professores que participam da tutoria são pertencentes a várias áreas temáticas do curso, propiciando assim o apoio necessário a especificidade de cada grupo de alunos.

Programa Mente Sã

O Programa Mente Sã é coordenado pelo Núcleo de Apoio Psicológico da FAME – NAP e visa promover ações de conscientização a respeito da saúde mental do acadêmico e prevenção de casos mais graves de depressão. O grupo, composto por 5 estudantes voluntários selecionados pela psicóloga responsável, compõe a Rede de Apoio ao Estudante da FAME juntamente com o Programa de Tutoria, o NAP, a Assessoria Acadêmica e a Supervisão Pedagógica da Coordenação de Curso.

Embora a instituição realize acompanhamento pedagógico e psicológico, o grupo Mente Sã busca otimizar e implementar novas ações visando a promoção e prevenção em saúde mental além de fornecer mais um canal de ajuda para o aluno. O grupo atuará por meio de atividades grupais reflexivas, incentivando práticas que contribuam para melhora da qualidade de vida do estudante, como aulas de yoga, meditação guiada, alimentação saudável, prática de atividade física, etc. A atuação do grupo acontecerá em parceria com Projetos de Extensão da FAME “Quinta Cultural”, “Coral” e “Maskhara Med”, incentivando a participação ativa do acadêmico na elaborando de ações em conjunto.O Grupo Mente Sã atua também em redes sociais (Instagram e Facebook) por meio da criação de um perfil oficial em que são compartilhados planejamento de atividades, textos e imagens acerca da saúde mental de estudantes de medicina. Além disso, o perfil servirá também como canal de comunicação direto entre a comunidade acadêmica e o NAP.

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs