COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA / CEP-FAME

3- Código de Ética Medica 2019

4- Cartilha do Participante de Pesquisa

APRESENTAÇÃO DO CEP

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, com função pública, que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.

O CEP-FAME foi criado em agosto de 2017 e em janeiro de 2018 obteve o Credenciamento e a autorização de funcionamento junto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP.Em 2021 o CEP-FAME passou por novo recredenciamento junto à CONEP e obteve com méritos a renovação do seu registro para exercício das atividades por mais 3 anos. O CEP tem como objetivo se aproximar cada vez mais do corpo docente e discente, aumentando a qualidade dos estudos, protegendo o voluntário das pesquisas e assim poder elevar o nome da nossa instituição e potencializar as publicações científicas aqui realizadas.

Desde então o CEP-FAME se reúne mensalmente e até setembro de 2022 já apreciou um total de 356 Projetos de Pesquisa tendo como tempo médio de tramitação a marca de 5,9 dias desde a recepção do estudo até a emissão do primeiro parecer. Ressalta-se também que todos os pareceres foram emitidos com menos de 30 dias conforme exigido pela CONEP.

CALENDÁRIO DE REUNIÕES ORINIÁRIAS DO CEP-FAME– 2022

O CEP-FAME sempre se reunirá na primeira terça-feira de cada mês, em caso de feriado a reunião será transferida automaticamente para a segunda terça-feira do mês.

Sempre que necessário o Comitê convocará reuniões extraordinárias para o melhor atendimento da comunidade acadêmica da instituição, principalmente os eventos científicos promovidos pela FAME e pelas Ligas Acadêmicas.

1º SEMESTE 2º SEMESTE
Janeiro04/01 Julho05/07
Fevereiro08/02 Agosto02/08
Março08/03 Setembro09/09
Abril05/04 Outubro04/10
Maio03/05 Novembro08/11
Junho07/06 Dezembro08/12

SUBMISSÃO DE PROJETOS

Os projetos de pesquisa devem ser submetidos ao CEP via Plataforma Brasil.

Os passos básicos para submissão de Projetos Pesquisa são:

1. CADASTRO DO PESQUISADOR
  2. VINCULAÇÃO DO PESQUISADOR À FAME-FUNJOBE – Localizar na busca da Plataforma pelo CNPJ 19.559.012/0009-36, pela Razão Social FUNDACAO JOSE BONIFACIO LAFAYETTE DE ANDRADA ou pelo Nome FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENA
  3. CADASTRO DO PROJETO DE PESQUISA
  4. ANEXAR OS SEGUINTES DOCUMENTOS (FORMATO WORD OU PDF):
    1. Projeto de Pesquisa
    1. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) ou justificativa para dispensa do mesmo
    1. Folha de Rosto devidamente assinada pelo Pesquisador Principal e pelo Diretor da Faculdade
    1. Autorização para coleta de dados caso o estudo seja realizado em outra instituição

Em caso de dúvidas em qualquer uma das etapas favor acessar o MANUAL DO PESQUISADOR para auxiliá-lo.

RESOLUÇÕES, LINKS E MATERIAIS DE APOIO

Resolução 466/2012 [V2] CONEP-Ministério da Saúde: esta é a principal Resolução nacional que rege a pesquisa no Brasil. Nela estão contidos todos os preceitos éticos, obrigações do pesquisador, funções do CEP e da CONEP.

Código de Ética Médica[V3] : especificamente o “Capítulo XII –  Ensino e pesquisa médica”.

Cursos CONEP: a CONEP oferece 12 cursos de extensão em parceria com o Hospital Moinhos de Vento. Cada curso tem a duração de 2 horas-aula, geração de certificado e estão assim distribuídos de acordo com o perfil do pesquisador:

TEMAS BÁSICOS

1. Histórico do sistema CEP/CONEP
  2. Marcos regulatórios do sistema CEP/CONEP para o processo de análise ética de projetos de pesquisa
  3. Princípios metodológicos básicos e questões éticas
  4. Consentimento livre e esclarecido
  5. Documentos obrigatórios em protocolos de pesquisa
  6. Procedimentos operacionais da plataforma brasil
  7. Submissão e apreciação de protocolos de pesquisa

TEMAS AVANÇADOS

• Pesquisa clínica e utilização de drogas experimentais na assistência
  • Biobancos e biorrepositórios
  • Pesquisas que utilizam metodologias próprias das ciências humanas e sociais

TEMAS PARA MEMBROS DO CEP

1. Procedimentos administrativos dosCEPs
  2. Elaboração de parecer: casos práticos de análise ética

APOIO AOS VOLUNTÁRIOS DE PESQUISA

Se você participa ou pretende participar de qualquer projeto de pesquisa o CEP-FAME está a sua disposição para solução de dúvidas nos Contatos abaixo. Para auxiliá-lo você pode consultar a CARTILHA DO PARTICIPANTE EM PESQUISA para conhecer seus direitos.

COMITÊ DE ÉTICA EM PEQUISA DA FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENA

Endereço: Praça Presidente Antônio Carlos, 08 São Sebastião