PRESIDÊNCIA DA FUNJOBE: Órgão executivo, dirige e administra os cursos e estabelecimentos mantidos pela Fundação.
CONGREGAÇÃO: Órgão de natureza normativa e consultiva superior da Faculdade de Medicina de Barbacena.
COLEGIADO DE CURSO: Órgão consultivo, propositivo, promotor de debates pedagógicos e executivo, na sua esfera de competência, conforme este Regimento, em questões referentes às atividades de ensino, extensão e pesquisa.
NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE – NDE: constitui segmento da estrutura de gestão acadêmica com atribuições consultivas, propositivas e de assessoria sobre matéria de natureza acadêmica, sendo corresponsável pela elaboração, implementação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso da FAME.
DIRETORIA DA FAME: Órgão executivo, superintende todas as atividades acadêmicas.
COORDENAÇÃO DE CURSO: Órgão vinculado à Diretoria da FAME para lhe assessorar, supervisionar e controlar as atividades relacionadas ao Curso.
DIRETORIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA DA FUNJOBE: Órgão de administração e execução sobre assuntos administrativos e financeiros da Fundação.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA/FAME/FUNJOBE: Órgão que tem atuação autônoma em relação à Congregação e outros Órgãos Colegiados existentes na Instituição de Ensino. É a Comissão responsável por possibilitar e coordenar os processos de avaliação de aspectos institucionais (autoavaliação institucional), permitindo, assim, a participação efetiva da comunidade acadêmica (alunos e professores), de funcionários da Instituição e de pessoas da sociedade, usuários das Unidades Básicas de Saúde – UBS e de outros serviços públicos de saúde (sociedade civil). É a Comissão responsável também por prestar informações institucionais pertinentes aos processos de autoavaliação da Faculdade, no Portal do Ministério da Educação e-MEC, seguindo as dimensões avaliativas do SINAES – Sistema de Avaliação da Educação Superior.
DEPARTAMENTOS DE APOIO ÀS ATIVIDADES ACADÊMICAS
ASSESSORIA DA COORDENAÇÃO DE CURSO: é responsável pelos trabalhos de desenvolvimento do curso (Matriz Curricular, análise curricular, ACs – Atividades Complementares (convalidação de horas), grade horária, entre outros).
SECRETARIA DE ENSINO: Departamento que elabora, organiza e dirige a formalização dos procedimentos e dados relativos aos docentes e discentes. É o setor que realiza a matrícula, os registros e controles acadêmicos, a emissão de documentos, diplomas, certificados, declarações, atestados, históricos escolares e outros relativos às atividades de ensino.
BIBLIOTECA: Departamento suplementar vinculado à Diretoria da FAME, mantendo relacionamento sistêmico com os demais setores e se constituindo como ferramenta de apoio às atividades de ensino, iniciação científica/pesquisa, extensão e Residência Médica da Instituição.
ASSESSORIA ACADÊMICA: destinada a serviços de apoio às atividades didático-pedagógicas da Instituição de Ensino: Disciplinas Optativas; Programa de Curso; Acolhimento aos Calouros;Orientações acadêmico-pedagógicas.
RAE – REDE DE APOIO AO ESTUDANTE: é responsável pela promoção de acolhimento e execução de ações de valorização da qualidade de vida e do bem-estar do aluno, ao longo da sua trajetória acadêmica, além de propor atividades que contribuam para o seu melhor desempenho nos estudos, complementando e aperfeiçoando seu processo de aprendizagem escolar. É composta pelos núcleos que apresentam fundamentação própria: Programa de Tutoria, Mentoring (Mentoria), Apoio Acadêmico/Pedagógico, Núcleo de Apoio Psicológico (NAP), Grupo Focal, Programa Institucional de Nivelamento.
NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO – NUPPE: Departamento subordinado à Diretoria, tendo como objetivo fomentar o desenvolvimento das atividades de pesquisa, extensão e pós-graduação, apoiando e incentivando a realização de projetos que envolvam docentes e discentes da FAME.
NÚCLEO DE EXTENSÃO: Departamento responsável pelas atividades de extensão que envolvem diretamente a comunidade externa à FAME, através da prestação de serviços, das práticas/intervenções, permitindo ao discente identificar as necessidades educativas individuais e coletivas da população, planejando e implementando ações de educação e promoção à saúde, levando em consideração trabalho.