18 de Outubro: Dia do Médico

18/10/2022

Hoje, dia 18 de Outubro, é celebrado o Dia do Médico, data que, dentro da tradição católica, faz homenagem a São Lucas, santo padroeiro da Medicina. A comemoração, além de celebrar a profissão médica, tem também como objetivo o reconhecimento desses profissionais e de sua importância para a sociedade.

Os médicos são responsáveis por investigar a natureza e a origem das doenças do homem de modo a preveni-las, controlá-las e curá-las, preservando assim a saúde de seus pacientes, sendo uma das áreas de conhecimento que mais exige comprometimento, responsabilidade e entrega dos profissionais.

O Diretor da Faculdade de Medicina de Barbacena-FAME e também médico ginecologista e obstetra, Dr. Marco Aurélio Bernardes, ressalta que ser médico é muito diferente de ser formado em medicina, uma vez que, ser médico requer muitos atributos, como: ética, dedicação, compaixão e um espírito científico. “Associando esse quatros pontos, nós conseguiremos, com certeza, honrar, não só nossa escolha pela medicina, mas, principalmente, a nossa singular profissão”.

O Diretor encerra fazendo uma homenagem aos médicos e futuros médicos, atuais acadêmicos da FAME. “Eu como médico ginecologista e obstetra, formado aqui na Faculdade de Medicina de Barbacena, pai de três filhos médicos, também egressos da FAME, me sinto muito honrado em poder fazer essa homenagem a todos os médicos de Barbacena que lutam muito pela saúde desse município e região.

Além disso, por também ser Diretor da FAME, aos nossos queridos alunos, futuros médicos, desejo que eles sejam médicos éticos, que tenham compaixão, que sejam ávidos pelo estudo e pela atualização, para a cada dia atender melhor as pessoas que necessitam do nosso trabalho”, conclui Dr. Marco Aurélio.