Extensão

O Projeto “Acadêmicos da Alegria” se apresenta como uma extensão acadêmica da Faculdade de Medicina de Barbacena – FAME - e visa promover o bem estar dos pacientes hospitalares da Pediatria da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena e também de auxiliar o Setor no cumprimento da obrigatoriedade da existência de Brinquedoteca em seu âmbito (segundo Lei Federal no. 11.104, de 21 de março de 2005, que está em vigor desde 21 de setembro de 2005), através de atividades de entretenimento. Além disto, o Projeto visa à interação FAME X SOCIEDADE, proporcionando atividades de orientação sobre qualidade de vida, em Asilos; brincadeiras e atividades lúdicas com crianças de Escolas, Orfanatos e Creches de Barbacena. Visa, ainda, acompanhar a “evolução” de pacientes oncológicos do Hospital Ibiapaba através de atividades de entretenimento e de humanização. O Projeto em questão se justifica pela fragmentação da assistência e do cuidado à saúde devido às transformações nas condições de trabalho surgidas nas últimas décadas que cada vez mais restringem o contato profissional-paciente. Esse processo surgiu frente ao rápido desenvolvimento científico e tecnológico que se tornaram bases indiscutíveis do saber médico, sem que houvesse igual crescimento e valorização da.

Leia o documento completo aqui!

Considerando a realidade política e socioeconômica apresentada nos dias atuais, a sociedade começa a perceber que já não é mais possível esperar que somente os setores públicos sejam responsáveis por ações que tragam melhoria para as comunidades mais carentes. A Faculdade de Medicina de Barbacena não pretende esquivar-se de sua responsabilidade frente às mazelas sociais que surgem. A existência de um anseio interno por parte de seus dirigentes e funcionários, em intervir com mais profundidade e efetivamente em comunidades carentes do Município de Barbacena, se tornará realidade através da implantação do Projeto “Transformação”, que visa realizar ‘ações diversas que transformem’ o cotidiano de pessoas da comunidade onde o projeto estará inserido.
No 2º semestre de 2017, o Projeto contemplará a Escola Municipal “Tony Marcos de Andrade”, localizada no Bairro Nove de Março, em Barbacena, MG.

Tornou-se senso comum falar da importância da preservação do meio ambiente, sustentabilidade e conscientização das pessoas em relação a medidas que poderão ser adotadas em prol do bem comum. Sendo assim, a Faculdade de Medicina de Barbacena - FAME, visando intensificar seus exemplos de ações que retratam essa preocupação com o meio ambiente, propõe como Projeto a “adoção” de uma Praça, demonstrando assim que é possível mudanças de atitudes através de pequenos gestos, que numa coletividade poderão se transformar em grandes projetos para uma sociedade.

Leia o documento completo aqui!

Como fenômeno entre o enigmático e o realizável, a arte sempre esteve presente na história como uma atividade fundamentalmente humana. Mesmo antes da elaboração de uma teoria explícita sobre arte, desde a Pré-história, as expressões e manifestações artísticas representaram a possibilidade de transposição da realidade e a consecução da capacidade imaginativa. Também as artes médicas datam de tempos longínquos: a busca pelo entendimento do ser humano, suas dores e curas, sempre impulsionaram, na história das medicinas, a investigação rumo à promoção do bem estar e do bem viver. Desse modo, na articulação desses dois conhecimentos busca-se, nesse projeto de extensão, promover um espaço para a expressão, o desenvolvimento, a educação e a cultura por meio da arte dramática. Intenta-se oportunizar ao estudante de medicina vivências na área das artes cênicas a partir de estudos teóricos e práticos, nos quais serão incentivadas a investigação e a pesquisa dos elementos e aspectos intrínsecos à linguagem teatral, relacionando-as à temáticas na área da saúde. Tal projeto tem como inspiração a história de grupos de teatro com estudantes de Medicina do país, como o GTM/FMUSP e o GRUTAA/UFMG.

Leia o documento completo aqui!

Diversos fatores podem ser responsáveis pelos problemas de desenvolvimento nas crianças. Na maioria das vezes não se pode estabelecer uma única causa, existindo associação de diversas etiologias possivelmente associadas com o problema.

Sendo o desenvolvimento da criança decorrente de uma interação entre as características biológicas e as experiências oferecidas pelo meio ambiente,fatores adversos nestas duas áreas podem alterar o seu ritmo normal. A probabilidade de que isto ocorra é chamado de risco para o desenvolvimento.

Leia o documento completo aqui!

O Projeto de Extensão ‘FAME Informa’ da Faculdade de Medicina de Barbacena – FAME surgiu do anseio de estreitar laços com a população, mantendo-a informada sobre vários temas ligados à saúde.

Leia o documento completo aqui!

A cultura, em todos os seus aspectos, artísticos ou outros, seja de criação ou de admiração e divulgação, tem como resultado fortalecer identidade pessoal e social do indivíduo, bem como integrá-lo em sua família e na comunidade. Poderá propiciar, através do bem-estar mental e social, condições de sentir-se bem no mundo, fortalecendo, assim, a qualidade de vida do indivíduo. Daí ser a cultura um forte agente de identificação pessoal e social; um modelo de comportamento que integra segmentos sociais e gerações; uma terapia
efetiva que desperta os recursos internos do indivíduo e fomenta sua interação com o grupo e um fator essencial na promoção da saúde, na medida em que o indivíduo se realizará como pessoa e expande suas potencialidades. A organização do conhecimento na escola concentra-se excessivamente no explícito, no que é verbalizável, ainda que não venha a ser plenamente sentido ou vivenciado pelos sujeitos.

Leia o documento completo aqui!

A saúde não é o análogo inverso à doença, mas sim o resultado das condições gerais de vida em sua dimensão social e ambiental. Portanto, a saúde deve ser concebida como uma resultante das relações entre as variáveis ambientais, sociais e econômicas que pressionam as condições e a qualidade de vida e, consequentemente, a doença deve ser considerada o resultado
interativo de múltiplas determinações sinérgicas. Essa concepção implica para os atuais profissionais e, principalmente, para futuros profissionais da área da saúde uma ampliação da visão dos determinantes de doença.

Leia o documento completo aqui!

O canto coral configura-se como uma prática musical exercida e difundida nas mais diferentes etnias e culturas. Por apresentar-se como um grupo de aprendizagem musical, desenvolvimento vocal, integração e inclusão social, o coro é um espaço constituído por diferentes relações interpessoais e de ensino-aprendizagem, exigindo do regente uma série de habilidades e competências referentes não somente ao preparo técnico musical, mas também à gestão e condução de um conjunto de pessoas que buscam motivação, aprendizagem e convivência em um grupo social.

Leia o documento completo aqui!

Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença viral que se espalha rapidamente no mundo. Nos últimos 50 anos, a incidência aumentou 30 vezes, com ampliação da expansão geográfica para cada vez maior de municípios. É estimado que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente e que aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas morem em países onde a dengue é endêmica.

Leia o documento completo aqui!

Inúmeras doenças têm o perfil modificado através de campanhas educativas junto à população. Pesquisadores têm mostrado que a educação da população pode ser uma solução no combate à hipertensão 1. O câncer é constantemente abordado em campanhas educativas que se mostram eficazes em promover redução no número de casos e aumento na eficácia do diagnóstico e tratamento 2,3 . Essas campanhas podem ter grande alcance junto aos indivíduos e tem o objetivo de diminuir o número de casos, a morbimortalidade, impactos financeiros sobre a família e o SUS.

Leia o documento completo aqui!

O Projeto de Extensão de “Psicologia Médica e Ética” da Faculdade de Medicina de Barbacena é coordenado pelo Prof. Sebastião Vidigal, médico psiquiatra, e conta com uma equipe formada por acadêmicos e profissionais do setor de Extensão da Faculdade. Foi implantando formalmente no ano 2010 com a proposta de iniciar seus trabalhos no Hospital Psiquiátrico e Judiciário “Jorge Vaz”, já aproveitando o vasto cenário de Instituições Psiquiátricas do município de Barbacena, consideradas “Laboratórios vivos” para estudos e pesquisas. Neste mesmo ano, suas principais atividades se configuraram no desenvolvimento de pesquisas bibliográficas, para conhecimento da literatura específica das áreas em estudo, e a realização de visitas técnicas ao referido Hospital para conhecimento de suas instalações e coleta de dados estatísticos, que demonstraram o “perfil” dos pacientes inseridos nesta Instituição.

Leia o documento completo aqui!

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs