27/07: Dia do pediatra

27/07/2022

Hoje, 27 de julho, é comemorado o dia do pediatra, data escolhida devido a fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, em 1910. O termo “pediatria” tem origem de duas palavras gregas: paidos (criança) e iatreia (processo de curo), sendo a especialidade médica dedicada à promoção da saúde infantil desde a fase neonatal até a adolescência.

Assim, os pediatras têm, ao longo da história, desempenhado seu papel nas mais faces de assistência à saúde infantil, respondendo pelo cuidado dos pacientes, não só tratando doenças, mas prevenindo e orientando na busca de práticas de uma vida saudável, como alimentação adequada, vacinações, atividade física, e enfrentamento de dificuldades escolares, sociais e sexuais. 

Pediatria na FAME

Na FAME, os alunos têm contato direto com a pediatria durante todo o curso. Com mais de 15 professores que são médicos especialistas na área de pediatria, os alunos são orientados e aprendem através de aulas teóricas e práticas durante os estágios e internato. Além disso, existe a Liga Acadêmica de Pediatria da FAME, onde os acadêmicos têm a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos na área.

Após formados, os profissionais médicos devem passar por uma formação específica em residências médicas ou obter aprovação em exame de título promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria, para assim atuarem como pediatras.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

Abrir bate-papo
Como posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?