04/09/2025
O auditório da Faculdade de Medicina de Barbacena recebeu, nos dias 29 e 30 de agosto a XVII Jornada Acadêmica de Barbacena, um evento que reuniu estudantes, professores e profissionais da área da saúde em um ambiente de aprendizado e troca de experiências.
A abertura foi marcada pelo grupo Cia do Sol com o número “Anatomia da Alma”, que emocionou os presentes e trouxe sensibilidade para a JAB, mostrando como a arte e a medicina podem caminhar lado a lado na formação humana do futuro médico. A mesa solene foi formada pelo coordenador de curso Dr. André Luís Canuto, pelo professor de neuroanatomofisiologia da FAME, Dr. Tarcísio Araújo de Oliveira , pelo professor de Anatomia Humana e idealizador da jornada Dr. Márcio Alberto Cardoso e pela presidente da JAB, a aluna Isadora Discacciati. Também foram realizadas diversas homenagens a professores e funcionários que fazem a diferença na instituição.
Ao longo do evento, diversas palestras com especialistas renomados abordaram temas atuais e relevantes da prática médica. O professor Renato Laboissière, médico patologista, deu início às palestras com o tema “Desmistificação da Patologia: Ampliando a Visão dos Alunos sobre a Profissão e o Papel do Patologista no Diagnóstico”.
Na manhã de sábado, Dr. Pedro Ivo, professor de PoCUS da FAME, ministrou a palestra intitulada”Por que a PoCUS torna a ‘medicina’ melhor?”. Também recebemos a Dra. Ana Paula Amâncio, neurologista infantil, com o tema “Transtorno do espectro autista na atualidade: desafios e enfrentamentos” e o Dr. Rafael Brandão, cirurgião geral especialista em cirurgia batiátrica e egresso da FAME com o tema “Indicações da cirurgia bariátrica e os impactos do procedimento na saúde dos pacientes”. E enfim, finalizando o evento, tivemos o prazer de receber o Dr. André Luiz Villalba, pediatra, cardiologista, Oficial Médico da Força Aérea Brasileira, que de maneira brilhante deu uma aula intitulada “A criança cianótica: como pensar em doenças cardíacas desde o primeiro dia de vida”.
Outro ponto de destaque foi a apresentação de trabalhos acadêmicos pelos alunos, que tiveram a oportunidade de expor suas pesquisas e vivenciar o contato com a produção científica nas categorias pôster, tema livre e palestra orientada. Esse momento reforçou a importância da JAB como porta de entrada para o meio científico.
Com uma programação dinâmica, o congresso cumpriu seu objetivo de aproximar estudantes do universo da ciência, promover debates enriquecedores e fortalecer o papel da pesquisa na formação médica.