19/04/2022
Figura fundamental no Programa de Saúde da Família, o Agente Comunitário de Saúde (ACS) possibilita que as necessidades da população cheguem à equipe de profissionais, que irá intervir junto à comunidade. O ACS também mantém o fluxo contrário, transmitindo à população informações de saúde importantes para melhoria da qualidade de vida.
–
Diante da importância do trabalho exercido pelos Agentes Comunitários de Saúde, um grupo de acadêmicos da Faculdade de Medicina de Barbacena –FAME, em parceria com o Diretório Acadêmico Dr. Eloy Henrique Dutra Câmara, com o setor de Extensão Universitária e a Secretaria Municipal de Saúde de Barbacena, deu início a um trabalho voluntário para a capacitação dos Agentes de Saúde do município.
–
O projeto, que começou no mês de março, surgiu a partir de uma demanda apresentada pela Secretaria Municipal de Saúde. Atualmente, o projeto conta com a participação de 38 acadêmicos da FAME, que atuam em diferentes grupos nas Unidades Básicas de Saúde e escolas públicas da cidade.
–
As intervenções ocorrem de acordo com as solicitações das UBS e escolas, sempre abordando temas de saúde prevalentes naquela comunidade. Na última semana, por exemplo, a capacitação ocorreu para um grupo de ACS da UBS do bairro Nova Suíça, sobre os temas Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial. A escolha levou em consideração os cerca de 1.500 idosos cadastrados na UBS do bairro, já que a Diabetes e Hipertensão são problemas de saúde muito presentes nessa faixa etária.
–
O minicurso oferecido aos ACS buscou atualizar informações, mostrar os aspectos epidemiológicos, características clínicas e métodos utilizados para o reconhecimento dessas condições. Todo o conteúdo do curso foi embasado no Programa Hiperdia, que tem por objetivo cadastrar e acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos a fim de realizar um melhor controle das doenças, garantindo mais qualidade de vida aos pacientes atendidos.