15/08/2022
No último domingo, dia 14 de agosto, foi celebrado o Dia do Cardiologista, médico especialista em todos os cuidados que envolvem o coração. A data foi criada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) em 2007, a fim de enaltecer esses profissionais que lidam com esse órgão que é vital para todos nós, além de nos lembrar da importância de manter o acompanhamento médico com exames de rotina.
A realização de consultas e exames periódicos é fundamental, uma vez que, é possível tratar e prevenir doenças cardiovasculares, principalmente pelo fato dessas doenças serem as principais causas de morte, tanto no Brasil, quanto no mundo, matando mais que câncer acidente e infecções, por exemplo.
De acordo com o médico cardiologista e professor da FAME, Dr. Daniel Vidigal, além do alto índice de mortalidade das doenças cardiovasculares, outro ponto importante para a visita regular ao cardiologista é o envelhecimento da população mundial que, consequentemente, leva ao aumento de chances de aparecimentos dessas doenças, principalmente a insuficiência cardíaca, doenças valvares e também as doenças isquêmicas do coração.
“Para a população geral, o recomendado são hábitos de vida saudáveis para prevenir a hipertensão, o diabetes, à dislipidemia, que é o aumento do colesterol. Tendo como hábito: uma alimentação saudável, atividades físicas regulares, peso adequado, eliminação do tabagismo e visitas regulares ao cardiologista, especialmente a partir dos 35 anos, quando essas visitas precisam ser anuais”, conclui o cardiologista.