17/01/2023
O mês é dedicado para a conscientização sobre a saúde mental
Janeiro marca o início de um novo ciclo, e, junto à sua chegada e ao começo de um novo ano, muitas pessoas gostam de fazer planos e traçar metas e objetivos para suas vidas. Neste mês comemoramos datas festivas como Dia Mundial da Paz, Dia de Reis, Folia de Reis e Dia Mundial da Religião e o mês da campanha Janeiro Branco, que nos leva a uma reflexão e conscientização sobre a saúde mental de cada um de nós e da nossa sociedade.
O Brasil está em 11° lugar no ranking de países mais ociosos do mundo e com 13,2 milhões de pessoas possuem algum transtorno de ansiedade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o transtorno bipolar é a sexta causa de incapacidade, sendo a terceira entre as doenças mentais, após a depressão e esquizofrenia. Por tanto a prevalência das doenças mentais está aumentando muito, nos indicando a necessidade urgente de buscarmos os meios necessários para debelar nosso avanço dos transtornos psiquiátricos em nossa sociedade.
“A nossa existência, o nosso bem viver, a nossa saúde mental depende de três áreas do existir: a área biológica, a psicológica e o ambiente social. Por isso, devemos cuidar da nossa saúde física e mental, e mais ainda a necessidade imprescindível de desenvolvermos em nós a espiritualidade”, comenta o professor, Dr. Sebastião Vidigal.
O professor ainda fala que não importa qual a sua religião, mas que é importante ter Deus acima de tudo. É importante termos um olhar voltado para o nosso mundo interior, fazendo uma introspecção e avaliarmos nossas questões, nossos sentimentos, nossas reações e respeitar nossos limites. Para isso é necessário, aprendermos desde a tenra infância a tolerar as frustrações, já que elas são necessárias para o nosso crescimento e desenvolvimento emocional. A partir de uma frustração adequada, é que leva a criança a achar a solução para o problema criado, ela vai pensar e simbolizar. Assim, nós vamos encontrar o caminho dos meios da cura e da esperança.
Assim, é fundamental fazer a prevenção, procurar ajuda junto aos psicólogos, aos psiquiatras e assistência social, ou seja, uma rede de apoio que vai ajudar a pessoa em sofrimento mental, a ter um ótimo olhar sobre o seu transtorno mental. Para cuidarmos da nossa saúde física e mental diariamente e mantermos nossas habilidades e comportamento é necessário: atividade física, alimentação saudável, sono de qualidade e bons relacionamentos humanos.
Só vamos construir a nossa saúde física e mental com muito amor. A essência do ser, são os bons introjetos no seio da nossa família, e a coexistência com nossos semelhantes no dia a dia na nossa sociedade, através do amor.