13/02/2023
A Campanha do FevereiroRoxo foi criada para conscientizar a população sobre o mal de Alzheimer. A doença neurodegenerativa acomete em grande parte a população acima dos 60 anos de idade, causando demência e demais problemas de saúde no paciente acometido.
Helena Ribeiro Sosa, médica e professora da FAME, destaca alguns sintomas do Alzheimer que criam alerta para a detecção precoce da patologia. “Além da já conhecida perda de memória, o paciente também pode apresentar desorientação no tempo e no espaço, problemas para completar tarefas que antes eram fáceis, dificuldade para resolver problemas ou se comunicar e também manifestar alterações no comportamento, humor e personalidade”, detalha a profissional.
Segundo a médica, apesar de se tratar de uma doença crônica sem cura, a identificação em fase inicial, aliada ao tratamento e acompanhamento médico é fundamental para uma melhor evolução do quadro e maior controle sobre os sintomas. Dessa forma, se torna possível oferecer maior qualidade de vida a quem sofre do transtorno.
“Apesar de não ter cura, sabe-se que bons hábitos alimentares e estilo de vida saudável ajudam a retardar a progressão da doença”, informa Helena.