24/03/2023
Nessa terça-feira, 21, a Faculdade de Medicina (FAME) recebeu a barbacenense Sandra Cristina para realizar o Batismo em Libras, evento que é realizado semestralmente na Disciplina Optativa de Libras, ministrada pela professora Priscila Gava, onde é convidado um surdo para o batismo.
O objetivo da aproximação entre uma pessoa surda e os alunos é ligar o discente da realidade e fazê-lo compreender sobre surdez, oralização, implante “colocar” e a língua de sinais. “Esse momento é de suma importância tanto para os alunos da FAME como para o surdo, pois oportuniza a interação entre aluno e sociedade, além de propiciar a troca de saberes”, disse a professora.
Priscila ainda comenta que todas as pessoas podem ter seu sinal em Libras e explica como funciona o batismo. ‘O ato de “dar um sinal” a uma pessoa recebe o nome de “Batismo”. Uma pessoa possuidora de um sinal próprio, sempre que for apresentada a um surdo, soletrará seu nome através da datilologia, ou seja, soletrar cada letra do seu nome por meio do alfabeto manual e em seguida apresentará o seu sinal pessoal.”