FAME e CEREST Barbacena realizam atividade extensionista de promoção à Saúde do Trabalhador Rural

27/03/2023

No último sábado, dia 24/03, os acadêmicos do 8º período da FAME e do Projeto de Extensão Neurovida promoveram uma atividade extensionista destinada aos produtores rurais do município de Barbacena e região. A atividade realizada em parceria com o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST Barbacena, abordou os tópicos “Prevenção de Acidentes com Animais Peçonhentos”, “Parasitoses”, “Uso de Agrotóxicos” e “Prevenção de Neurotraumas”. Além disso, os acadêmicos da FAME prestaram serviços de atendimento em saúde, aferindo a pressão arterial dos trabalhadores e demais membros da comunidade. A ação extensionista promovida se articulou diretamente com a “Análise das Necessidades de Saúde de Grupos de Pessoas e Condições de Vida e Saúde de Comunidades” prevista pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Graduação em Medicina.
Para Luiza Couto, acadêmica do 8º período, a participação na atividade ampliou o seu repertório acadêmico para lidar com as particularidades da saúde coletiva: “Considero que a atividade extensionista foi extremamente enriquecedora por permitir que abordássemos temas da saúde do trabalhador através da interação dialógica com os produtores rurais do município. Ao abordarmos, por exemplo, a implicação do uso de agrotóxicos à saúde do trabalhador, um produtor de mel do município relatou o quanto o uso indiscriminado desses produtos afeta também a sua atividade produtiva. Isso revela a importância da integração de conhecimentos de Ciências Sociais, Saúde e Meio Ambiente na atuação do médico. Essa troca de saberes é um dos aspectos mais importantes da Extensão Universitária”.
A FAME agradece à comunidade local, aos produtores rurais, ao CEREST Barbacena e ao setor municipal de Concessões que viabilizou a realização das atividades.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

Abrir bate-papo
Como posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?