Especialista em cirurgia vascular e ex-aluno da FAME publica artigo sobre tromboembolismo venoso

13/04/2023

Dr. Alcides José, médico especialista em cirurgia vascular e ex-aluno da Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME), publicou em 2023 um artigo com o título “Uma visão humanizada sobre o tromboembolismo venoso”. A publicação contou com a parceria do Dr. Marcos Arêas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Adilson Paschôa, corresponsável pelo serviço de cirurgia vascular do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Além dos colegas, especialistas em trombose, o trabalho recebeu o apoio e colaboração do professor Sebastião Vidigal, psiquiatra e professor da FAME.

Alcides acha importante destacar a relevância de escrever sobre a trombose, pois confia no poder da informação para sanar os problemas psicológicos e emocionais sofridos por pacientes diagnosticados com a doença. “Uma grande parte do desespero é causado pela desinformação disseminada pela população e mídia. Durante o diagnóstico, os pacientes já demonstram inquietude. Mesmo com nossas orientações, eles continuam muito preocupados. Isso porque outras pessoas tem opiniões equivocadas”, explica o médico. “Ainda há o problema de buscar informações na internet de forma errônea. Geralmente os pacientes encontram páginas sobre trombose arterial, uma doença bem mais grave. A partir daí a preocupação só aumenta”, explica.

“Com a covid ficou ainda pior, já que os veículos midiáticos relacionaram o vírus à trombose e, posteriormente, com morte. Não era bem assim. Quando acontecia, acometia pacientes já em estado grave, os de UTI”, destaca Alcides.

Sobre seus colegas de parceria, o egresso da FAME não poupa elogios. Para o especialista, todos foram fundamentais no processo de produção do artigo. Com carinho, Alcides relembra a vida acadêmica com Sebastião Vidigal, que o guiou pelas aulas de Psicologia Social. “Me lembro das primeiras aulas que tive com ele, em 1989, onde a lição era sobre dar atenção ao paciente e saber que existe uma pessoa à frente da doença. Ele, com uma visão humanizada, falava sobre tratar bem, sobre enxergar e ouvir. Foi fundamental para me dar o embasamento fora da cirurgia”.

A FAME não ficou de fora dos agradecimentos. A instituição, assim como Barbacena, foi relembrada com afeto e gratidão pelo depoimento do médico. “A faculdade foi muito importante pra minha formação e digo que fui muito feliz em Barbacena. Tive excelentes professores na FAME. Dr. Osmar Belo, Renato Maciel… Muitos outros. São pessoas marcantes. Também deixo meu agradecimento aos funcionários da FAME, como a Dona Antonieta, Britto da Anatomia… Todos sempre nos trataram muito bem e fizeram eu me sentir em casa. Sem dúvidas foi uma época muito marcante na minha vida”, finaliza.

.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

Abrir bate-papo
Como posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?