26/04/2023
Hoje, dia 26 de abril, é Dia Nacional do Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial Sistêmica. Leonor de Oliveira Diniz, cardiologista e professora da Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME), foi convidada pela instituição para falar sobre este mal que acomete uma grande parcela da população brasileira.
–
Segundo a especialista, “a hipertensão é uma doença crônica prevalente e tem forte relação com doenças do coração”. Ela ainda destaca que, na maioria das vezes, a pressão alta é silenciosa em relação aos sintomas e, portanto, é importante a realização de exames de rotina.
–
Apesar de ter tratamento e este ser de fácil acesso, Leonor alerta sobre problemas graves em casos de complicações. “Quando não tratada, pode causar infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e doença renal”.
–
De acordo com dados atuais, cerca de 25 a 30% da população adulta está hipertensa e aproximadamente 400 mil pessoas morrem por doenças do coração todos os anos, sendo a pressão alta uma das principais causas.
–
“Hábitos de vida saudáveis são fundamentais para o controle e prevenção da hipertensão arterial”, finaliza Leonor.