Treinamento em Habilidades de Comunicação (THACO) na FAME aprimora habilidades médicas e promove atendimento humanizado

29/05/2023

Nos dias 23 e 25 de maio, a Faculdade de Medicina de Barbacena – FAME realizou um Treinamento em Habilidades de Comunicação (THACO) no Centro de Habilidades e Simulação Realística. O evento teve como objetivo principal proporcionar aos estudantes do segundo e terceiro período do curso a oportunidade de vivenciar o papel do médico em consultas simuladas, promovendo o desenvolvimento das habilidades de comunicação e relacionais.

Durante as atividades, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com monitores que interpretaram papéis de “pacientes” em diversos cenários preparados pelos professores. Esses cenários simulavam situações reais encontradas na prática médica, permitindo aos alunos praticar suas habilidades de comunicação, empatia e negociação de intervenções em um ambiente controlado.

Um dos momentos destacados do treinamento foi o debriefing, uma sessão de feedback conduzida por um profissional experiente da área de saúde. Nesse momento, foram ressaltados os pontos positivos da performance dos alunos e também apontadas sugestões para melhorias, com foco na relação médico-paciente e no atendimento mais humanizado.

A inclusão da Simulação Clínica como prática de treinamento inovadora no currículo médico da FAME contribuiu para o sucesso do evento. Essa abordagem replica experiências da vida real e cria um ambiente participativo e interativo, permitindo que os estudantes adquiram habilidades práticas essenciais para sua futura carreira médica. O êxito do THACO foi resultado da participação ativa da coordenação do curso, dos professores, convidados, alunos e da equipe do Centro de Habilidades e Simulação Realística.

.