19/06/2023
Os acadêmicos do 7º período da Faculdade de Medicina de Barbacena – FAME realizaram atividades extensionistas de educação em saúde abordando a sífilis congênita a partir de capacitações dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de intervenções para os usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Sob orientação docente, os acadêmicos desenvolveram Planos de Ensino-Aprendizagem, cartilhas técnicas e outros materiais de suporte para a utilização nas atividades propostas. As atividades foram realizadas nas Unidades Básicas de Saúde Carmo, Grogotó, Santa Cecília, São Francisco, Funcionários, Boa Vista e Vilela, e, foram desenvolvidas em parceria com os coordenadores de cada unidade. Foram capacitados aproximadamente 60 Agentes Comunitários de Saúde e atendidos 80 usuários em sala de espera.
Para a coordenadora das ações, professora Sônia Torres Horta de Araújo, a curricularização da extensão na disciplina Saúde da Criança II representa uma excelente oportunidade acadêmico-pedagógica para a articulação do conhecimento apresentado durante o curso no atendimento às demandas de saúde da comunidade.
“A sífilis congênita ainda é uma triste realidade observada pelos profissionais que atuam nos serviços de saúde do Brasil. Utilizar a proposta de curricularização da extensão para o atendimento a essa demanda representa um impacto positivo nas comunidades e a melhoria dos indicadores locais de saúde. Além disso, viabilizar a interação entre a comunidade acadêmica e a população, garante que os acadêmicos de Medicina construam um repertório crítico, ético e humanista para transformar as comunidades em que atuam. Nesse contexto, ao mesmo tempo em que a comunidade se conscientiza sobre a importância do combate a sífilis congênita, os acadêmicos desenvolvem as habilidades e competências requeridas para o exercício humanizado da profissão.” – Ressaltou a docente coordenadora das ações.
A FAME agradece pelo empenho e colaboração de toda a comunidade interna e externa envolvida nas atividades e, especialmente, aos enfermeiros responsáveis pelas UBS parceiras e à Coordenadora da Atenção Primária de Saúde, Cíntia Cristina Neto do Nascimento, que viabilizaram a realização das atividades.