11/09/2023
Os Projetos de Extensão Acadêmica visam aproximar a universidade da sociedade e criar uma via de acesso mais humanizada, para além dos muros que cercam o conhecimento.
Desta forma, a FAME-Barbacena, ciente de sua responsabilidade social, tem levado à comunidade diversos programas e atividades desenvolvidas por seus alunos, com orientação direta de seus professores, a fim de viabilizar acesso da população a cuidados e orientações médicos, bem como possibilitar ao aluno que conheça verdadeiramente a realidade que os aguarda após formados. Uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal, um momento de exercitar tudo aquilo que aprende durante o curso de Medicina. Neste sentido, a disciplina Práticas Extensionistas na Comunidade (PEC B) tem realizado um trabalho junto à população em situação de rua na cidade de Barbacena.
Diante do cenário socioeconômico brasileiro, a vulnerabilidade castiga não apenas os grandes centros nacionais, mas traz também para o interior essa triste realidade. Contudo, Políticas Públicas, bem como ações humanitárias evidenciam possibilidades de minimização de seus efeitos e limitações.
Sob este aspecto, o Projeto ‘Pão & Beleza’ surgiu como uma iniciativa privada como forma de combater o frio e a fome de pessoas em vulnerabilidade nas ruas da cidade (Memórias, 2018) embasada na Política Nacional para a população em Situação de Rua (2019) que como princípio primeiro prevê o respeito à dignidade do ser humano.
Atualmente o projeto funciona em uma área pertencente à Paróquia da Matriz da Piedade sem, contudo, constituir-se como partidária da Igreja Católica, visto fazerem parte do projeto pessoas de diferentes credos e crenças, com o único intuito de auxiliar quem mais precisa, em suas necessidades mais básicas, como acesso a um banho, a uma vestimenta e a um prato de comida.
Conduzido por Lucimar Silva de Souza, o Projeto ‘Pão e Beleza’ procura fugir das armadilhas do assistencialismo ‘per si’. O grupo instituiu regras básicas de utilização e convivência, buscando favorecer a convivência pacífica de seus frequentadores.
É neste cenário que os alunos da PEC B, sob a orientação da Professora Fernanda Brandão Machado Carneiro têm atuado aos sábados, divididos em grupos, ouvindo histórias, procurando compreender sem julgar e auxiliar a partir de sua formação acadêmica.
‘A Medicina de verdade acontece sob os nossos olhos a todo momento, sem escolher lugar, hora e condição. O cuidado com a pessoa em vulnerabilidade é um exercício de empatia, além de nos colocar em contato direto com tudo aquilo que aprendemos na teoria. Teoria sem prática, sem contato com o real, facilmente nos torna pessoas e profissionais menores, insensíveis à dor do outro. Aproveitar as oportunidades de ‘cuidar’ ao longo do curso fará com que nos tornemos profissionais sérios e comprometidos, além de pessoas de fato’, relata a aluna Valeska Magierek, participante do Projeto de Extensão Pão & Beleza.