Alunos da FAME, em parceria com a prefeitura de Barbacena, realizam curso em cuidados com a saúde mental

11/09/2023

A Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME), em parceria com a coordenação de Saúde Mental da Prefeitura de Barbacena, está promovendo um curso introdutório em cuidados com a saúde mental. Este projeto de extensão, intitulado “Ressignificando a Liberdade”, é orientado pela professora Fernanda Brandão e visa a capacitação em cuidados iniciais com a saúde do idoso.

O público-alvo deste curso é composto por cuidadores que trabalham nas residências terapêuticas da região. Os alunos da FAME estão dedicando seu tempo e conhecimento para conduzir oficinas teórico-práticas que visam capacitar esses colaboradores.

O principal objetivo deste projeto é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos moradores das residências terapêuticas, a maioria dos quais são idosos. O foco principal recai nos cuidados com a saúde dos idosos. O primeiro módulo, que ocorre tanto hoje como na próxima semana, aborda temas como o transporte adequado, incluindo o uso de cadeiras e cuidados para prevenir quedas dos idosos.

No total, serão realizadas quatro oficinas ao longo dos meses de setembro a dezembro, beneficiando a capacitação de 200 profissionais. Todo o curso foi cuidadosamente planejado em colaboração com a coordenadora das residências terapêuticas, Thais Barbosa. Os alunos extensionistas se envolveram em encontros para conhecer os moradores, os profissionais que atuam como referência técnica nas casas e estudaram a história do movimento antimanicomial, compreendendo como surgiram os serviços de residências terapêuticas que hoje são referência em Barbacena.

Barbacena é reconhecida como um polo de excelência em serviços de residência terapêutica não apenas em todo o país, mas também internacionalmente. Essa extensão curricular tem como objetivo central aproximar os alunos da FAME da comunidade, incentivando-os a desenvolver projetos em parceria. Nas diretrizes da extensão, o aluno é colocado como protagonista nesse processo, recebendo total autonomia para desenvolver suas iniciativas com o apoio da instituição e a orientação dos professores, com um forte foco na criação de diálogos e conexões significativas com a comunidade.