18/09/2023
Setembro é o mês de Prevenção ao Suicídio. O psiquiatra e professor da Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME), Dr. Sebastião Vidigal, alerta sobre o tema. A campanha visa conscientizar a população em geral sobre essa grande problemática que é o suicídio e a forma de preveni-lo.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada quarenta segundos uma pessoa morre tirando a própria vida. Em um ano, oitocentas pessoas vão morrer dessa forma. A OMS também detectou que 90% dos suicídios podem ser prevenidos. Além disso, em vários estados, a cada cem habitantes, 17 tem pensamento suicida, cinco planejam, três tentam e um é levado ao pronto-socorro.
“Por isso é sempre importante conscientizar as pessoas que apresentam sinais ou sintomas que vão acometer o suicídio. É necessário encaminhá-las à ajuda médica ou a uma equipe multiprofissional, através dos carros da rede do SUS”, orienta o professor. “É importante valorizar a família, valorizar o tratamento, procurar as prevenções e encontrar ajuda médica e psicológica. A vida é muito importante e só o amor constrói”, finaliza.