05/04/2024
Nessa segunda-feira, a Faculdade de Medicina (FAME) recebeu a barbacenense Sandra Cristina para realizar o Batismo em Libras, evento que é realizado semestralmente na Disciplina Optativa de Libras, ministrada pela professora Priscila Gava, onde é convidado um surdo para o batismo.
O batismo em Libras é uma cerimônia importante para pessoas surdas que escolhem um nome sinalizado para serem identificados na comunidade surda. Com a presença da Sandra Cristina, surda e usuária da Libras, a cerimônia foi conduzida com muito respeito e atenção à cultura surda.
–
Os alunos e professora da faculdade de Medicina se reuniram para apoiar e celebrar esse momento significativo na vida da pessoa que estava sendo batizada em Libras. Foi um momento inclusivo, mostrando o respeito e a valorização da diversidade linguística e cultural.
–
Após a cerimônia, a professora Priscila explicou a importância da acessibilidade e inclusão das pessoas surdas na sociedade, destacando a importância de reconhecer a Língua Brasileira de Sinais como um direito fundamental dessas pessoas. Explicou sobre o uso de aparelho auditivo e implante coclear
–
A visita de Sandra Cristina à Fame nos faz mais uma vez próximo a comunidade surda e nos remeter a importância de conhecer a perda auditiva e estreitar relação médico e paciente surdo.
–
Você sabe comunicar em libras?
👉🏻todo surdo é mudo?
Não. O surdo vocaliza por isso não são mudos. Apenas surdos.
👉🏻A libras é universal?
Não. É língua brasileira de sinais como existe americana, francesa entre outras.
👉🏻Libras é mímica?
Não, é língua reconhecida através lei 10436.