Acadêmicos da Alegria: Estudantes da FAME promovem sorrisos e cuidado em hospitais e institutos

22/05/2024

Os estudantes do 5º período da Faculdade de Medicina de Barbacena (Fame) estão levando alegria e conforto a diversos setores da comunidade através do projeto de extensão curricular “Acadêmicos da Alegria”. A iniciativa, desenvolvida ao longo do primeiro semestre sob a orientação da professora Lívia Botelho, tem proporcionado momentos de descontração e apoio emocional a pacientes e crianças em situação de vulnerabilidade.

O projeto abrange duas frentes principais em hospitais de Barbacena. No setor de pediatria, os acadêmicos oferecem atividades lúdicas e interativas para as crianças internadas, aliviando a rotina hospitalar e promovendo um ambiente mais acolhedor. No setor de cardiologia, os esforços são voltados para adultos e idosos, com o objetivo de proporcionar momentos de alegria e leveza, contribuindo para a melhora do bem-estar dos pacientes.

Além das ações nos hospitais, o “Acadêmicos da Alegria” também atende crianças de um Instituto Beneficente de Barbacena. As meninas, com idades entre 5 e 14 anos, participam de atividades planejadas para promover o desenvolvimento pessoal e social, além de oferecer suporte emocional e educativo.

Desenvolvido semanalmente às terças-feiras, o projeto não só beneficia os atendidos, mas também oferece uma rica experiência prática aos estudantes de medicina. Eles têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos de forma humanizada, desenvolvendo habilidades essenciais para a prática médica, como a empatia e o cuidado integral ao paciente.

A professora Lívia Botelho, orientadora do projeto, destaca a importância da iniciativa para a formação dos futuros médicos. “O ‘Acadêmicos da Alegria’ é uma extensão da sala de aula que proporciona um aprendizado vivencial fundamental, onde os alunos podem vivenciar na prática o impacto positivo que o cuidado humanizado pode ter na recuperação e no bem-estar dos pacientes”, afirma.