FAME Promove Ação de Conscientização sobre Depressão e Convívio Social na Praça dos Andradas – Projeto de extensão.

27/05/2024

A Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME), por meio do Projeto de Extensão “Atenção à Terceira Idade”, subgrupo Saúde Mental e Envelhecimento, realizou na última quarta-feira, dia 22 de maio, uma importante ação na Praça dos Andradas, focada na abordagem da depressão e do convívio social entre os idosos.

Orientados pela professora Elcha Britto, os alunos da FAME se engajaram em uma atividade que incluiu a aplicação de um questionário, realizado de forma acolhedora e empática. Durante a conversa, foram abordados temas essenciais como hábitos alimentares, qualidade do sono, relacionamento familiar e sentimentos de angústia, esgotamento físico e mental.

Além de coletar dados valiosos, os acadêmicos aproveitaram a oportunidade para orientar os participantes sobre a importância de buscar ajuda profissional quando necessário, adotar hábitos mais saudáveis, estimular atividades de socialização e explorar novos hobbies. Esta iniciativa visa não apenas a conscientização, mas também a promoção de uma melhor qualidade de vida para a terceira idade, destacando a relevância do cuidado com a saúde mental no processo de envelhecimento.

A ação na Praça dos Andradas foi um sucesso, demonstrando o comprometimento da FAME e de seus alunos em contribuir para o bem-estar da comunidade idosa de Barbacena, promovendo informações e apoio necessários para enfrentar os desafios da saúde mental na terceira idade.