FAME promove orientação sobre alimentação saudável na Feira Livre de Barbacena

28/08/2024

No último sábado, 24 de agosto, a Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME), através do Projeto de Extensão “Atenção à Terceira Idade”, realizou uma importante ação na Feira Livre de Sábado, localizada na Avenida Irmã Paula. A atividade, coordenada pela professora Elcha Britto, teve como foco principal orientar a população sobre a importância de uma alimentação saudável, visando a promoção da saúde e do bem-estar, especialmente entre os idosos.

Durante o evento, os alunos da FAME interagiram com os frequentadores da feira, oferecendo orientações práticas sobre quais alimentos devem ser priorizados e quais devem ser evitados para manter uma dieta equilibrada. Foram destacadas as vantagens de consumir alimentos frescos, como frutas, legumes e verduras, em comparação com produtos industrializados, ricos em gorduras, açúcares e sódio. Além disso, os alunos compartilharam dicas sobre a composição de refeições balanceadas, a importância da hidratação e a adaptação da dieta às necessidades específicas da terceira idade.

A professora Elcha Britto sublinhou a importância de iniciativas educativas para a promoção da saúde pública. “Nosso objetivo é capacitar a população, especialmente os idosos, para que façam escolhas alimentares que promovam a saúde e previnam doenças. Através de ações como esta, queremos ajudar as pessoas a entenderem o impacto positivo de uma boa alimentação em sua qualidade de vida”, explicou.

Além das orientações, os participantes da feira receberam materiais informativos e tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas diretamente com os estudantes, que estavam preparados para oferecer aconselhamento personalizado. A ação foi bem recebida pelos frequentadores, que valorizaram a oportunidade de aprender mais sobre como adotar hábitos alimentares saudáveis.

O Projeto de Extensão “Atenção à Terceira Idade” da FAME tem realizado diversas atividades focadas na promoção da saúde entre os idosos, reconhecendo a importância de um envelhecimento saudável e ativo. A iniciativa na Feira Livre de Barbacena reforçou esse compromisso, contribuindo para a conscientização da população e incentivando a adoção de hábitos alimentares que promovam uma vida mais saudável.