PROJETO SALA DE ESPERA: Promoção da Saúde e Educação Comunitária nas Unidades Básicas de Saúde

07/10/2024

A aluna Rafaela Monjardim, do 10º período, realiza atividades de extensão pela disciplina de Internato em Saúde Coletiva, supervisionada pela professora Flaviany Faria, na UBS Maria de Lourdes Jardim de Oliveira, em Antônio Carlos. A iniciativa, chamada Projeto Sala de Espera, busca transformar o tempo de espera dos pacientes em oportunidades de aprendizado sobre saúde e prevenção.

O projeto utiliza estratégias educativas como cartazes, folhetos, vídeos curtos e breves palestras. Temas abordados incluem manobras de desengasgo, a importância de uma alimentação saudável, prevenção ao suicídio (Setembro Amarelo) e reconhecimento e ação em casos de AVC. As atividades também alcançaram a Escola Estadual José Gonçalves de Araújo, em Curral Novo, onde Rafaela orientou alunos do ensino médio sobre temas de saúde preventiva.

A colaboração entre profissionais de saúde, educadores e a comunidade é essencial para o sucesso da iniciativa, que visa sensibilizar e educar de forma inclusiva e acessível. O projeto está em contínua avaliação para monitorar seu impacto e promover melhorias que possam ser replicadas em outras unidades de saúde.