Acadêmicos da FAME expõem trabalho científico no XI Congresso Geriatria e Gerontologia de Minas Gerais – GERMINAS

05/09/2022

Os alunos da Faculdade de Medicina de Barbacena-FAME, membros da Liga Acadêmica de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade, Juliano Bergamaschine (9º Período) e Pedro Laguardia (6º Período), tiveram um trabalho científico aprovado para e-pôster no XI Congresso de Geriatria e Gerentologia de Minas Gerais, que foi realizado entre os dias 25 e 27 de agosto, em Belo Horizonte.

O trabalho foi orientado pelo professor Dr. Rodrigo Santos Almeida e contou com a participação do Professor Dr. Carlos Eduardo Leal Vidal e de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais e do Instituto René Rachou/Fiocruz Minas.

O estudo foi uma revisão sistemática com metanálise em nível nacional que teve como objetivo estimar a prevalência de sarcopenia, condição definida pela perda de massa e força muscular com o envelhecimento, em idosos brasileiros com idade ≥60 anos, identificando também potenciais fatores de risco e proteção associados à essa condição. A ocorrência de sarcopenia foi avaliada à luz de diversos fatores sociodemográficos, como sexo, idade, raça, escolaridade, entre outros, e clínicos, como sedentarismo, comorbidades, medicamentos, quedas e etc.

De acordo com os participantes do trabalho, foi evidenciado que idade avançada, presença de osteoporose e depressão, utilizar muitos medicamentos (polifarmácia) e história recente de quedas e hospitalização aumentam as chances de desenvolver sarcopenia, enquanto que maior escolaridade e praticar atividade física regular diminuem as chances de desenvolver essa condição.

Vale ressaltar que a sarcopenia tem sido considerada uma importante síndrome geriátrica que tende a cursar não apenas com fraqueza muscular e limitação para realizar atividades físicas habituais, mas também com elevados índices de morbimortalidade (hospitalização e morte) na população idosa.