15/05/2025
No dia 25 de abril, estudantes da Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME/FUNJOBE), integrantes do Projeto de Extensão Extracurricular “HemoFAME”, realizaram uma importante ação de conscientização na Praça Presidente Antônio Carlos, com o tema “Doe Sangue, Salve Vidas!”.
A iniciativa teve como objetivo informar a população sobre a importância da doação de sangue e incentivar o aumento dos estoques no Estado de Minas Gerais. Durante a ação, os acadêmicos realizaram abordagens educativas com orientação sobre o processo de doação de sangue em Barbacena, além da distribuição de panfletos contendo informações sobre local e data para doação.
Como forma de atrair a atenção dos pedestres e promover cuidados com a saúde, os estudantes também ofereceram aferição de pressão arterial gratuita. A atividade teve boa adesão da comunidade e serviu como ponto de partida para diálogos esclarecedores sobre a relevância da doação regular de sangue.
Além do viés informativo, a ação também fomentou a interação entre os acadêmicos e a população, reforçando o compromisso com uma formação médica mais humanizada. A troca de experiências promoveu o desenvolvimento de habilidades comunicativas, empatia e atenção ao cuidado com o próximo – valores fundamentais para a prática médica.
A iniciativa reafirma o papel do Núcleo de Extensão da FAME/FUNJOBE na formação de profissionais comprometidos com a saúde coletiva e destaca a importância de integrar o meio acadêmico às demandas da comunidade.