Acadêmicos da FAME realizam atividade extensionista para os Agentes Penitenciários do Hospital Psiquiátrico e Judiciário Jorge Vaz

26/03/2023

Os acadêmicos da FAME realizaram atividades extensionistas de educação em saúde para os Agentes Penitenciários do Hospital Psiquiátrico e Judiciário Jorge Vaz. A ação que integra as atividades de extensão curricularizadas no 8º período, tem como principal objetivo promover saúde para os trabalhadores de diversas áreas no município. Os acadêmicos investigam as demandas de saúde pertinentes aos grupos de trabalhadores previamente definidos, realizam um levantamento bibliográfico detalhando aspectos epidemiológicos das demandas elencadas, desenvolvem intervenções educativas sobre os principais tópicos de saúde associados à atividade laboral dos grupos de trabalhadores e avaliam os resultados das ações. No Hospital Psiquiátrico e Judiciário Jorge Vaz foram abordados tópicos de Neurologia, Psiquiatria e Oncologia. As atividades realizadas estimulam a inserção de ações de promoção e educação em saúde em todos os níveis de atenção, preconizadas pela ação-chave “Investigação de Problemas de Saúde Coletiva” das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Graduação em Medicina.
“O desenvolvimento das atividades extensionistas junto aos grupos de trabalhadores do município de Barbacena permite a integração dos conhecimentos e práticas das diversas disciplinas do curso em ações de elevado impacto na saúde das pessoas. Para a intervenção no Hospital Psiquiátrico e Judiciário Jorge Vaz, por exemplo, foi necessária a articulação interdisciplinar dos acadêmicos sobre vários tópicos de farmacologia, bioquímica, neurologia e saúde coletiva. A extensão, nesse sentido, nos prepara para lidar profissionalmente com demandas de saúde coletiva e, principalmente, para desenvolver uma comunicação em saúde compatível com as particularidades dos diferentes grupos sociais.” – relatou o acadêmico Deivid Amaral.
A FAME agradece toda a equipe do Hospital Psiquiátrico e Judiciário Jorge Vaz e, especialmente, à Subdiretora de Humanização do Atendimento, Helenita Maria das Graças Ferreira, pela disponibilidade em receber as ações extensionistas da instituição.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

Abrir bate-papo
Como posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?