Acadêmicos da FAME realizam atividade extensionista para os professores da Escola Estadual São Miguel

11/04/2023

Na última quarta-feira, dia 05/04, os acadêmicos do 8° período da Faculdade de Medicina de Barbacena – FAME realizaram uma atividade extensionista de promoção e educação em saúde para os professores da Escola Estadual São Miguel. Na ação de extensão foram abordados tópicos sobre hipertensão arterial, diabetes e alimentação saudável, além da importância do cuidado com a saúde mental e vocal no ambiente escolar. Os acadêmicos desenvolveram a proposta extensionista a partir do levantamento bibliográfico sobre as doenças mais prevalentes entre os trabalhadores da educação, adaptando os dados da literatura científica para métodos pedagógicos de educação em saúde. A atividade, coordenada pelo professor Marco Aurélio Bernardes de Carvalho, integra as práticas extensionistas de Saúde do Trabalhador e desenvolve ações de impacto e transformação social em diferentes territórios do município de Barbacena.
A acadêmica Sandy de Carvalho Nogueira ressaltou a importância da atividade de extensão realizada: “Através da ação extensionista foi possível saber um pouco mais sobre a realidade vivenciada por esses profissionais. Depois de realizarmos uma busca ativa em artigos científicos a respeito da prevalência das patologias psíquicas dos trabalhadores da educação, nosso grupo optou por enfatizar as mais comuns: ansiedade e depressão. Durante a abordagem com as professoras presentes e, por meio de um diálogo aberto com participação ativa de todas, foi possível identificar potenciais sinais de um dos quadros abordados, principalmente da depressão. Foi repassado às profissionais a importância de se atentarem aos sinais e sintomas dessas patologias, bem como a importância de elas se ajudarem como um grupo e exporem quando notarem alguma alteração comportamental consigo ou com suas colegas de profissão, a fim de possibilitar o diagnóstico o mais precoce possível e dar início ao tratamento adequado”.
A FAME agradece aos trabalhadores da educação que participaram da intervenção, a todo o quadro de colaboradores da Escola Estadual São Miguel, e, especialmente, à diretora, Natália Cristina Neto, que viabilizou a realização da atividade.