Acadêmicos da FAME realizam atividade extensionista para os trabalhadores do Serviço de Limpeza Urbana Municipal

29/03/2023

Os acadêmicos do 8º período da Faculdade de Medicina de Barbacena – FAME realizaram atividade extensionista para os trabalhadores do Serviço de Limpeza Urbana Municipal. A ação promovida integra as atividades curriculares de extensão em Saúde do Trabalhador e aborda tópicos de saúde pertinentes às atividades laborais de diferentes grupos sociais. Nessa intervenção foram abordados tópicos de Segurança no Trabalho, Imunologia, Dermatologia e Oncologia. Os acadêmicos elencaram as principais demandas de saúde do público-alvo e desenvolveram a intervenção a partir da investigação teórica dos temas, sob orientação docente. Desse modo, a atividade cumpriu as seguintes Diretrizes Nacionais da Extensão Universitária: “Interação Dialógica”, “Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão”, “Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade”, “Impacto na formação do estudante” e “Impacto e transformação social”.
“Aplicar os conhecimentos da área médica em atividades extensionistas de promoção da saúde do trabalhador, consolida toda a carga teórica e prática adquirida até a etapa atual do curso. Isso nos coloca em contato direto com a população e nos incentiva a desenvolver uma linguagem adequada para a comunicação em saúde com os mais diversos grupos da comunidade. Na atividade que realizamos hoje, por exemplo, a troca de saberes com os trabalhadores da limpeza urbana do município possibilitou que não apenas ensinássemos, mas, sobretudo, aprendêssemos”. – Destacou a acadêmica Giovanna Picinin.
A FAME agradece aos trabalhadores que participaram da intervenção, à Prefeitura Municipal de Barbacena, e, especialmente, ao Diretor do Serviço de Limpeza Urbana, Clécio Aquino, que viabilizou a realização das atividades.