Acadêmicos da FAME realizam atividades extensionistas junto a trabalhadores rurais

28/09/2022

Acadêmicos do 8° período da FAME realizaram ações de promoção e educação em saúde destinadas aos trabalhadores rurais dos municípios de Alfredo Vasconcelos e Senhora das Dores. As atividades de Extensão Curricularizadas estão vinculadas ao Projeto “FILHOS DA TERRA: ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR RURAL” e tem como objetivo principal desenvolver ações voltadas para as necessidades específicas do trabalhador rural, considerando as especificidades que este cenário apresenta.

 Para a professora Priscylla Knopp, orientadora das atividades, as ações desenvolvidas envolvem a busca ativa das demandas do público-alvo em parceria com as Equipes de Saúde da Família mediante processo dialógico entre equipe e comunidade. Desse modo, a docente considera que as atividades potencializam o desenvolvimento das habilidades e competências descritas pelas DCN do Curso de Graduação em Medicina e geram impacto e transformação social nos territórios de atuação.

Em Alfredo Vasconcelos os acadêmicos realizaram uma intervenção informativa abordando prevenção de acidentes com animais peçonhentos, além de orientações a respeito de como se proceder em caso desses acidentes. Foram expostos animais como cobras, aranhas, escorpiões, carrapatos e morcegos fornecidos pela Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Barbacena.

Já na ação realizada na zona rural em Senhora das Dores, os acadêmicos da FAME apresentaram estratégias de prevenção à intoxicação, medidas de primeiros socorros e descarte das embalagens dos defensivos agrícolas utilizados pelos trabalhadores rurais nas plantações.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

Abrir bate-papo
Como posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?