Acadêmicos da FAME realizam treinamento em neurotraumas para aplicação em atividades extensionistas

16/11/2022

Acadêmicos do Projeto de Extensão NEUROVIDA, coordenado pelo Professor Dr. Pedro Ivo Carmo Campos, realizaram um treinamento para a aplicação de conhecimentos e técnicas da área de neurotraumas em atividades extensionistas nas escolas de Barbacena. O Projeto de Extensão, que apresenta como principal objetivo a realização de ações educativas e de conscientização sobre Traumatismo Cranioencefálico e Raquimedular, se divide em diferentes eixos de atuação e contempla diversos territórios do município. Na atual fase de organização das atividades, os acadêmicos da FAME realizam revisões bibliográficas sistematizadas e adaptam o conhecimento técnico-científico para uma linguagem compatível com o público-alvo, integrando, desse modo, as dimensões ensino, pesquisa e extensão.
“A iniciativa de desenvolver um Projeto de Extensão com o intuito de se promover orientações sobre neurotraumas para os diversos setores da comunidade externa surgiu de um grupo de acadêmicos da FAME. Isso demonstra maturidade institucional e protagonismo acadêmico, pois, os nossos alunos identificam demandas de atuação, estruturam e organizam intervenções e avaliam os seus impactos. Nesse primeiro treinamento, por exemplo, eles contemplam a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão ao desenvolverem métodos e processos que serão aplicados nas intervenções escolares.” – considerou o coordenador do projeto.
O acadêmico Bernardo Silveira, um dos idealizadores da proposta, também ressaltou a importância do treinamento realizado para a qualidade do projeto: “O projeto NEUROVIDA apresenta acadêmicos de vários períodos do curso de Medicina. Por isso, a realização de treinamentos e discussões teóricas sobre os aspectos que serão abordados junto à comunidade externa são de fundamental importância para a qualidade das atividades. Para se desenvolver uma extensão universitária que gere impactos significativos é imprescindível integrar as dimensões ensino e pesquisa. E esse foi o objetivo do nosso primeiro treinamento.”