Acadêmicos da FAME são destaque em Programas de Residência Médica no país

21/02/2022

Após seis anos de intenso estudo na graduação, um dos principais receios do recém-formado é a temida prova de Residência Médica. É preciso se preparar bastante, pois essa etapa é tida como ‘padrão-ouro’ para os médicos, e muitas vezes considerada a prova mais difícil de toda a carreira.

É na Residência que ocorre a especialização médica para a aérea de atuação desejada e, claro, a concorrência é grande e em nível nacional. Dados da Demografia Médica 2020, publicação científica realizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Universidade de São Paulo (USP), que traz informações detalhadas sobre a população de médicos e seu exercício profissional na última década, em janeiro de 2020 o Brasil contava com 478.010 médicos ativos, mas desse total, somente 293.064 possuíam especialização (61,3%).

Vejam depoimentos de alunos FAME que foram destaque nas Residências Médicas:

Lucas Palhares

1º colocado no Exame Nacional de Residência Médica

ACADÊMICOS DA FAME SÃO DESTAQUE EM  PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA NO PAÍS

Formado no último semestre, Lucas concorreu com 18.500 candidatos de todo o território nacional para uma vaga em residência médica em Cirurgia, atingindo uma pontuação de 947,10 numa prova em que a nota máxima é mil pontos.

“Eu sempre soube que a medicina era meu caminho. Mas escolher cursar medicina na FAME foi uma sugestão dos meus pais. E foi uma daquelas escolhas do acaso que, quando olho para trás, fazem todo sentido. A FAME se mostrou muito além do que eu esperava, em estrutura e professores. Minha decisão de seguir na área cirúrgica veio com as aulas de Técnicas Cirúrgicas, ainda no 4º período, como acadêmico da FAME. Foi ali que eu tive certeza do que eu queria fazer. As matérias regulares de cirurgia da grade e os dois anos de Liga Acadêmica de Clínica Cirúrgica só aumentaram essa certeza”.

Ana Flávia Moreira Campos

1º colocada na Residência Médica em Otorrinolaringologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

ACADÊMICOS DA FAME SÃO DESTAQUE EM  PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA NO PAÍS

Para Ana Flávia, parte fundamental no processo seletivo de residência médica é a avaliação curricular. Estágios, monitorias, Ligas Acadêmicas, apresentações de trabalho e publicações, são alguns exemplos de atividades extracurriculares que pontuam em prova e que estão disponíveis na FAME.

“Passar na prova de residência médica foi a realização de um sonho e um importante passo para meu futuro profissional. A minha preparação paras as provas começou no meu quinto ano de faculdade, e a rotina de estudos envolvia fazer simulados e provas na íntegra, revisar constantemente os temas mais cobrados e fazer muitas questões. Portanto, a construção de um bom currículo associada a uma rotina de estudos são fundamentais e com a dedicação em prol desse objetivo consegui ser aprovada!”.

Lucas Moris

1º colocado na Residência Médica do Hospital João XXIII e 3º colocado na Residência Médica da Santa Casa – BH, em Medicina Intensiva.

“Desde que comecei o preparatório para o vestibular de medicina, a FAME era uma das minhas primeiras opções, devido à sua tradição e por vários colegas médicos terem me indicado. Olho para trás e vejo que a FAME foi a melhor escolha, que me ofereceu todo alicerce e ferramentas para uma ótima formação como médico. Finalizo todo esse processo com êxito nas provas de residência e início mais ciclo que estou ansioso para começar”