Acadêmicos da FAME têm pôster premiado no 8º COMEM

07/07/2021

Os estudantes da Faculdade de Medicina de Barbacena, Maria Clara Lopes de Barros (6º período), Marcelo Rodrigues de Assis Júnior (7º período), Luiz André Maciel Marques (9º período), também com a participação da Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação – CPA/FAME, Lucimara de Fátima Marugeiro, tiveram seu trabalho premiado no 8ºCongresso Mineiro de Educação Médica (COMEM), ocorrido entre os dias 3 e 5 de junho de 2021. O evento, que aconteceu no formato virtual, trouxe um debate sobre a Educação Médica no Estado de Minas Gerais, considerando o atual momento de enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Com o tema central “Re(pensando) os desafios para a Educação Médica”, o Congresso apresentou experiências de profissionais e estudantes, no formato de pesquisas e relatos de experiências, dentro desta temática. Neste sentido, os acadêmicos da FAME, apresentaram o pôster “O papel do discente na Comissão Própria de Avaliação de uma Instituição de Ensino Superior do interior de Minas Gerais”, abordando o trabalho desenvolvido pela CPA/FAME.

A CPA é um órgão interno das Instituições de Ensino Superior – IES, regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC), estabelecido pela Lei nº 10.861/2004, que instaurou o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). Nas CPAs participam membros docentes, técnico-administrativos, sociedade civil e corpo discente; sendo este segmento representante da comunidade acadêmica, por meio de suas percepções, demandas, considerações que são tratadas pela Comissão visando o aprimoramento institucional contínuo.

“A Comissão tem o objetivo de buscar o amplo conhecimento da prática institucional, de forma integrada e global, para que se aprimore a qualidade e se afirmem compromissos, políticas e valores da Instituição de Ensino. Em consonância com sua filosofia, a CPA é a responsável pela condução do processo de autoavaliação institucional, cabendo também acompanhar a implementação do Projeto Pedagógico do Curso – PPC, da infraestrutura e da estruturação do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI da Faculdade”, explicou a Supervisora Pedagógica da FAME e Coordenadora da Comissão, Lucimara Marugeiro.

O trabalho premiado apresentou a importância do papel do discente na CPA, considerado essencial para se entender o estudante como um membro engajado no processo de construção e aperfeiçoamento dos serviços educacionais desenvolvidos pela Instituição.

Conforme apresentado no pôster, a participação dos discentes na CPA contribui de modo muito relevante para o entendimento, pela comunidade acadêmica, da importância do papel que a Comissão assume junto à manutenção e/ou promoção da qualidade dos serviços educacionais ofertados no âmbito da IES. Essa participação promove uma aproximação da realidade estudantil à Instituição e favorece o diálogo entre esses atores envolvidos, estendendo-se também ao contato e interação com representantes da sociedade civil numa visão dialógica da realidade local.