16/12/2022
Os acadêmicos do 7° período da FAME finalizaram as atividades extensionistas do semestre promovendo uma ação educativa sobre o Dezembro Vermelho na UBS Guido Roman. A intervenção teve como objetivo orientar a comunidade local e os funcionários da unidade sobre as principais IST’s e suas formas de contágio, prevenção, diagnóstico e tratamento, com enfoque no HIV e na Campanha Dezembro Vermelho. Os acadêmicos promoveram uma palestra educativa sobre HIV, Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP), distribuíram preservativos e realizaram testes de HIV, sífilis e Hepatites B e C.
–
A atividade, além de promover impacto e transformação social no território em que os acadêmicos atuaram, também articulou-se com as ações propostas na Subseção “Atenção às Necessidades de Saúde Coletiva”, estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina.
“Realizar essa atividade extensionista abordando o Dezembro Vermelho foi extremamente importante para a nossa formação médica e humanista.
–
Atualmente, sabemos que um paciente portador do vírus HIV, se diagnosticado e submetido ao tratamento indicado, apresenta bastante qualidade de vida. Por isso, é preciso que todas as pessoas com vida sexual ativa realizem o teste pelo menos uma vez por ano, pois, o teste é também uma medida de prevenção, dado que ele interrompe a transmissão do vírus quando o paciente tem o diagnóstico e se trata. Além disso, nós também trouxemos orientações sobre EPI’s para os próprios funcionários da UBS, visando orientá-los sobre os princípios de biossegurança a serem adotados nos procedimentos para evitar o contágio pelo vírus”, relatou a acadêmica Letícia Helena.