Acadêmicos do Projeto de Extensão Neurovida realizam atividades extensionistas na Escola Estadual Embaixador José Bonifácio e no Colégio Imaculada Conceição

20/04/2023

Na última terça-feira (18), os acadêmicos do Projeto de Extensão Neurovida realizaram atividades de educação em saúde para os estudantes do ensino médio da Escola Estadual Embaixador José Bonifácio e do Colégio Imaculada Conceição. As atividades, coordenadas pelo professor Pedro Ivo Carmo Campos, abordaram a prevenção de neurotraumas decorrentes de acidentes no trânsito e de mergulho em águas rasas.

Os acadêmicos realizaram uma palestra educativa com exposição interativa de peças anatômicas e simularam a imobilização de um paciente em um caso de traumatismo raquimedular. O professor Pedro Ivo ressaltou que a realização de ações extensionistas destinadas a adolescentes com abordagem de neurotraumas é fundamental para reduzir a ocorrência desses incidentes no município de Barbacena e região.

Para a acadêmica Bruna Porto, participar da ação extensionista representou a aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso de Medicina em atividades de educação preventiva. “O Projeto Neurovida integra os conhecimentos de Introdução à Prática Médica, Anatomia, Neuroanatomofisiologia e Práticas Extensionistas na Comunidade. Isso significa que todo o desenvolvimento das atividades junto aos diversos públicos-alvo contemplados pelo projeto, nos incentiva a adotar percursos de comunicação em saúde adaptados. Esse é um dos aspectos mais importantes do projeto, pois, a partir da adaptação de temas complexos da Medicina para a realidade dos públicos atingidos, conseguimos conscientizar e comunicar tópicos de saúde de maneira significativa e impactante.”, destacou a acadêmica.

A FAME agradece a todos os estudantes que participaram das atividades, e, especialmente, às equipes de profissionais e gestores da Escola Estadual Embaixador José Bonifácio e do Colégio Imaculada Conceição, que viabilizaram a realização das atividades.