Acadêmicos participam de treinamento em habilidades de comunicação

31/05/2022

Constantemente o profissional médico precisa comunicar uma notícia ruim aos pacientes e familiares. Para orientar nesse processo a Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME) realiza desde os períodos iniciais do curso um Treinamento em Habilidades de Comunicação (Programa TCHACO), preparando o acadêmico de medicina para enfrentar situações de morte e sofrimento na vida profissional. Este programa de treinamento foi criado com base em pesquisas sobre o que é realizado nas principais instituições médicas nacionais e internacionais.

O treinamento acontece no Centro de Habilidades e Simulação Realística da FAME, onde os estudantes são divididos em pequenos grupos, sempre acompanhados por um Professor da instituição. Nos consultórios simulados, com a presença de ‘atores’ como pacientes, eles vivenciam diversas realidades e situações que ocorrem no dia-a-dia de ambulatórios, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Hospitais. Os alunos também passam por Workshops, num trabalho em parceria com as disciplinas de Psicologia Médica e Medicina da Família, onde adquirem conhecimentos facilitadores da relação médico-paciente.

Para o acadêmico Luiz André Maciel Marques, que já está no último período do curso de medicina da FAME, e integra a equipe que coordena o Programa TCHACO, este Treinamento em Habilidades de Comunicação é um marco de grande importância para a FAME. “Nós estamos na vanguarda utilizando esta metodologia. Quando o aluno  adquire durante sua formação um conhecimento prévio sobre os princípios de comunicação de más notícias, isso já é um facilitador para o futuro médico que terá que comunicar diagnósticos mais graves ou óbitos, e é um diferencial muito importante na construção de profissionais mais humanos, plurais, integrais, e com mais empatia ao lidar com o paciente”.