Ação Social da FAME promove educação em saúde

18/04/2022

No último sábado, dia 09 de abril, a Faculdade de Medicina de Barbacena- FAME, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap), realizaram uma série de atividades na Praça dos Andradas, centro de Barbacena, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde.

No evento, acadêmicos da FAME realizaram orientação sobre hipertensão arterial, diabetes, acompanhamento do pré-natal, uso de plantas medicinais, saúde mental infantil e vacinação contra a COVID-19.

Segundo dados da SESAP, foram aplicadas 135 doses de vacinas contra a Covid-19 e 133 doses de vacinas contra a Influenza, além de 16 vacinas triviral. Além diss, os alunos da FAME também prestaram apoio na realização de 352 testes rápidos de HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis, para 88 usuários atendidos para aconselhamento pós-teste.

A participação dos acadêmicos fez parte de uma ação extensionista coordenada pela professora da FAME, Flaviany Faria. “Eventos junto à comunidade tem uma enorme importância para nossos alunos. Essa interação entre os acadêmicos e a comunidade local na realização de atividades de educação em saúde sensibiliza e conscientiza a população para o autocuidado, desenvolvendo diversas habilidades e competências necessárias à formação médica”, declara a professora.