Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT 2023

11/07/2023

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio – CIPA (2022/2023) da FAME realizou entre os dias 04 a 07 de julho de 2023, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT, que é um evento importante onde a Comissão informa, atualiza e reforça temas de extrema importância para a Prevenção de acidentes de trabalho bem como melhorias na qualidade de vida dos colaboradores.

A Semana teve início com uma palestra sobre a Importância da atividade laboral, onde a funcionária Hélida que é Educadora Física da FAME e responsável pelo Projeto de Ginástica laboral aos funcionários, reforçou a importância e os benefícios que tais atividades trazem no dia a dia dos colaboradores.

No segundo dia, ocorreu um treinamento com o professor Welder Sfredo sobre Reanimação cardiopulmonar – RCP com uso do Desfibrilador Automático Externo (DEA), e com o professor Rogério Lima sobre Desobstrução de vias aéreas por corpo estranho, sendo este treinamento realizado no Centro de habilidade e simulação realística, onde os funcionários tiveram a oportunidade de, além da teoria realizar as ações na prática.

No dia seguinte, a SIPAT contou com a participação da psicóloga do trabalho Maria Luiza Cimino, que realizou uma palestra sobre a Importância do cuidado com a saúde mental do trabalhador e divulgou o trabalho que é realizado e disponibilizado pelo CEREST do município.

No último dia foi proporcionada uma tarde de autocuidado aos funcionários em parceria com os alunos do Curso de cabeleireiro do SENAC e alunos da Podologia, Estética e Tec. de enfermagem do Colégio CTP Aplicação, com o objetivo de ressaltar que tudo aquilo que você faz para si mesma, resulta em uma melhor qualidade de vida e é também importante para o bem estar físico e para a saúde mental.

O encerramento da Semana, foi através de uma palestra onde a Presidente da Comissão, Fernanda Batista, falou sobre o que é CIPA e a nova legislação, chamando atenção inclusive para a Cartilha informativa, criada pelos membros desta gestão, sobre orientações e Prevenção do assédio na empresa, sendo que já está disponível a todos através do site da FAME. Além da palestra, aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os envolvidos na organização e realização das atividades, bem como aos funcionários que puderam comparecer ao evento.