Agosto Dourado: Pediatra e professora da FAME fala sobre a importância do aleitamento materno

29/08/2022

O mês de agosto foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde – OMS para a campanha de luta pelo incentivo à amamentação, o Agosto Dourado – cor relacionada ao “padrão ouro” de qualidade do leite materno. A história da campanha teve início em 1990, durante um encontro da  OMS e a Unicef, momento em que foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação.  No Brasil, a Lei nº 13.435, de 2017, institui o Agosto Dourado como mês do aleitamento materno.

O Agosto Dourado tem como objetivo intensificar ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento na vida da mãe e do bebê. Afinal, o leite materno é considerado o melhor alimento para o bebê após seu nascimento.

Segundo a médica pediatra e professora da FAME, Dra. Maria Fernanda Abrantes, o leite materno é o alimento ideal para os bebês, devendo ser ofertado de forma exclusiva até os seis meses de vida, uma vez que supre todas as necessidades nutricionais desta fase, e é recomendado ser mantido mesmo após a introdução alimentar, até os dois anos de idade.

“Suas vantagens são inúmeras e vão muito além do ponto de vista nutricional. Proporciona proteção contra alergias e infecções, favorece o desenvolvimento dos ossos e músculos da face, a fala, melhora o desenvolvimento cognitivo, entre outros. Além disso, vale ressaltar a importância do fortalecimento do vínculo mãe e filho que o aleitamento materno é capaz de proporcionar”, explica a pediatra.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Praça Presidente Antonio Carlos - nº08 - Barbacena/MG CEP 36202-336

(32) 3339-2950

fame@funjob.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

Abrir bate-papo
Como posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?