Alunas da FAME expõem publicação em Congresso Nacional de Saúde da Família

05/04/2023

Do dia 3 ao dia 6 de abril, está ocorrendo o “I Congresso Nacional de Saúde da Família – Online”. O evento trata de temas relevantes para que futuros médicos possam adquiram conhecimentos e práticas que os aproximem do paciente no processo de abordagem e tratamento. As alunas do segundo período, Maria Paula Vieira, Priscila Rezende e Talita Coelho, estão participando do congresso com uma publicação.

As acadêmicas produziram o trabalho “Efetividade da Equipe de Saúde da Família (ESF) na Adesão ao Tratamento de Pacientes com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS): Uma Revisão Sistemática” e estão orgulhosas de poderem expor a criação em um momento tão marcante da vida acadêmica.

Quando perguntadas sobre como desenvolveram a publicação, as estudantes explicam: “Diante dos eixos disponibilizados para direcionamento dos trabalhos no congresso, escolhemos uma temática que demonstrasse a eficácia da Equipe de Saúde da Família (ESF) na assistência em saúde a fim de verificarmos se o vínculo entre a equipe e o paciente, proporcionam melhores índices de adesão à terapêutica”.

As graduandas acreditam que a maior contribuição que a abordagem escolhida pode oferecer “é a verificação de que a ESF, a partir de uma abordagem humanizada e proximidade com o contexto da comunidade e domicílio do paciente, possui a possibilidade de ampliar a adesão dos mesmos ao tratamento de outras condições patológicas, além da hipertensão arterial”. Elas acrescentam que assim se “fortalece o modelo biopsicossocial”.

Maria Paula, Priscila e Talita enxergam o congresso como uma excelente adesão ao currículo acadêmico e destacam que o maior desafio no processo de criação foi a busca por artigos mais atuais que abordassem a temática. Poder modernizar os materiais para as próximas gerações de estudantes de medicina certamente é uma motivação para elas.