Alunos da FAME têm trabalho aprovado em Congresso de Epidemiologia e Infectologia

17/08/2022

Juliano Bergamaschine Mata Diz – representante do grupo na apresentação

Alunos do Programa de Iniciação Científica – PIC da Faculdade de Medicina de Barbacena – FAME têm trabalho aprovado no III Congresso Mineiro de Epidemiologia, Prevenção e Controle de Infecções/ 6º Congresso Mineiro de Infectologia 2022 (InfectoMinas 2022). O evento foi realizado na Associação Médica de Minas Gerais em Belo Horizonte – MG, nos dias 12 e 13 de agosto.

O trabalho, que tem como tema: foi “Aedes aegypti: avaliação do conhecimento populacional sobre métodos de controle e prevenção do vetor”, foi desenvolvido pelos acadêmicos da FAME Aline Gomes Salles Tiburcio (10.° período), Isadora Vitor de Oliveira (10.° período) ,Juliano Bergamaschine Mata Diz (9.° período) e orientado pelo professor Jonatan Marques Campo.

Avaliação do conhecimento populacional

Durante o desenvolvimento do trabalho, os acadêmicos entrevistaram 224 pessoas, oriundas de 48 bairros de Barbacena e 16 distritos vizinhos, com o objetivo de analisar qual o conhecimento da população barbacenense sobre o “Aedes aegypti”, sua forma de transmissão, métodos de controle e prevenção relacionados ao mosquito.

De acordo com os alunos componentes do grupo, os resultados evidenciaram que a maioria dos entrevistados já ouviu falar do A. aegypti. Entretanto, uma parcela considerável não realiza vistoria semanal em suas residências (40%), não sabe quais doenças o vetor pode transmitir (36%), como elas são transmitidas (15%) e não conhece nenhum contato de disque denúncia (92%).

Diante do resultado, o trabalho demonstrou que ainda existe uma carência de conhecimentos básicos sobre métodos de prevenção e controle da proliferação do mosquito, reforçando que as ações de educação em saúde são de suma importância para melhorar a percepção da população sobre esse tema.