29/06/2023
Na última semana, a Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME) realizou o Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) coordenado pela professora e pediatra Sônia Torres Horta de Araújo. A prova prática individual tem a finalidade de avaliar os alunos do nono período em internato para analisar o desempenho destes quanto ao aprendizado ao longo do curso.
Sônia explica o que é este exame, muito utilizado em provas de residências do país. “Ele foca em competências clínicas que vão além de testes objetivos. É uma forma de avaliação atrelada à capacidade de colher história, a realização do exame físico e a execução de procedimentos. Nele avaliamos também o raciocínio clínico e a conduta com o paciente, com uma proposta humanista”, relata a profissional. “Apesar de estressante, é um teste importante para prepará-los para o futuro. Então fazer aqui na FAME, onde eles se sentem em casa, é muito melhor”, completa.
A especialista conta que a prova é feita por rotatividade e passa por 5 estações diferentes onde é simulado um atendimento clínico. “Os estudantes percorrem as estações e têm um período determinado para realizar o exercício. Durante a aplicação, os estudantes são avaliados por um profissional. Através de um checklist objetivo, são analisados aspectos de conhecimentos técnicos, habilidades com o paciente e raciocínio diagnóstico.”.
O OSCE se tornou um teste padrão para a profissão e avalia as principais competências das áreas da medicina abordadas durante o internato, sendo a Pediatria, Emergência Clínica, Clínica Médica, Cirurgia Geral e Saúde Mental.